SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: São Lourenço dos Órgãos entra na lista dos 15 concelhos com infecção pelo novo coronavírus 06 Julho 2020

O concelho de São Lourenço dos Órgãos, no interior de Santiago, que até agora era o único município da ilha sem casos de infecção, registou o seu primeiro caso.

Covid-19:  São Lourenço dos Órgãos entra na lista dos 15 concelhos com infecção pelo novo coronavírus

Na ilha Brava há um paciente a aguardar pelo teste de PCR, de acordo com informações avançadas hoje à imprensa pelo director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, durante a conferência de imprensa para actualização dos dados de covid-19 no País, no dia em que se registaram 12 casos.

Em São Lourenço dos Órgãos, conforme explicou, trata-se de uma pessoa que faz seguimento devido a um outro problema de saúde na Cidade da Praia e numa das consultas, na semana passada, foi diagnosticada com covid-19.

“De acordo com informação o teste rápido foi positivo e então fizeram a colheita da zaragatoa para investigação e a primeira zaragatoa teve resultado inconclusivo e depois repetiu-se o resultado confirmou-se, portanto é o primeiro caso de São Lourenço dos Órgãos”, disse, assegurando que a Delegacia de Saúde local já iniciou o processo de investigação epidemiológica e 15 pessoas estão em quarentena.

Neste momento há 23 casos suspeitos, sendo dez em Santa Catarina, seis no concelho do Tarrafal, dois em São Miguel, dois no concelho Praia, um em Ribeira Grande de Santiago, um na ilha do Sal e mais um na ilha de São Vicente.

Nos dados apresentados pelo director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças sobre casos suspeito, não se inseriu a ilha Brava, mas segundo informações recolhida pela corresponde da Inforpress já há casos suspeito nessa ilha.

Instado sobre esse assunto, Jorge Barreto confirmou que há uma pessoa com sintomas que viajou da Ilha de Santiago para Brava e que testou positivo no teste rápido.

Contudo, assegurou, é preciso aguardar o resultado do teste de PCR para se saber se é um caso de covid-19.

Questionado ainda sobre casos entre os profissionais de saúde, sem especificar se se trata de médicos, enfermeiros ou outros profissionais, disse apenas que de forma acumulada tiveram conhecimento de 30 a 35 pessoas.

O arquipélago tem neste momento 722 casos activos (49,3%) dos quais o concelho da Praia tem 320 pessoas em seguimento, a ilha do Sal 239, Santa Cruz 75, Boa Vista 01, Ribeira Grande de Santo Antão 01, Tarrafal de Santiago 01, São Vicente 03, São Miguel 02, São Salvador do Mundo 08, São Lourenço dos Órgãos 01, São Domingos 02, São Nicolau 08 e Maio 02.

Como é habitual todas as segunda-feira é feita a análises epidemiológica apresentando o número de amostras analisadas e o número de casos novos.

Segundo Jorge Barreto, houve um aumento em termos de número de amostras analisadas pelos dois laboratórios, sendo 977 na primeira semana de Junho, 1451 na segunda semana, 1517 na terceira semana, 1699 na quarta semana, e na primeira semana de Julho foram analisados 1914 amostras.

Em relação aos casos novos, informou que na última semana de Junho tiveram um total de 340 casos e na semana passada registaram 93 casos novos.

Contudo, advertiu que ainda não se pode dizer que houve uma diminuição uma vez que este resultado está condicionado a análise das amostras pendentes nos laboratórios.

Relativamente a alta, hoje 51 pessoas tiveram altas na cidade da Praia e até agora 723 pessoas tiveram altas a nível nacional.

Em quarentena estão 1725 pessoas, sendo que a maioria se encontra em Santa Catarina de Santiago (687), seguido da Ilha do Sal com 417, São Nicolau com 154, São Salvador do Mundo 118 e Santa Cruz 114.

O País contabiliza até agora 1463 casos de infecção pela covid-19, tendo a cidade da Praia contribuído com 61 por cento (%), Sal 17,8%, Boa Vista 04%, Santa Cruz 09%, Santa Catarina 4%.

Até este momento 15 concelho já foram afectados, a taxa de letalidade global é de 1,2%, a taxa de recuperados é de 49,4% e a maior parte dos casos diagnosticados são de pessoas assintomáticos. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project