CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: São Miguel entra na lista dos municípios com infectados – total dos casos no país sob para 1003 26 Junho 2020

O concelho de São Miguel entrou hoje para a lista dos municípios com infectados pelo novo coronavírus com a notificação de um primeiro caso, que inicialmente foi divulgado como sendo da Praia.

Covid-19: São Miguel entra na lista dos municípios com infectados – total dos casos no país sob para 1003

Em conferência de imprensa, o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, corrigiu os dados divulgados, em comunicado, na manhã de hoje, indicando que afinal foram registados quatro e não cinco novos casos, sendo também que a ilha do Sal registou dois e não três casos com anteriormente divulgado.

O porta-voz do Ministério da Saúde e da Segurança Social explicou que no caso de São Miguel a confusão deveu-se ao facto da pessoa ter feito teste na cidade da Praia quando pretendia viajar para fora da ilha de Santiago.

“Trata-se de uma pessoa que reside no concelho de São Miguel. É uma pessoa que pretendia viajar para uma outra ilha de Cabo Verde e, como sabem, um dos requisitos para prosseguir a viagem era fazer o teste para saber se a pessoa teve ou não a infecção e foi neste processo que este caso foi identificado”, explicou indicando que hoje Praia não teve casos positivos.

Quanto à ilha do Sal adiantou que foi verificado que um dos casos era um caso de controlo, tendo o número de novos infectados caído de três para dois.

Assim, os quatro casos notificados hoje estão distribuídos pela ilha do Sal (2), São Miguel (1) e Santa Catarina (1), elevando o total acumulado para 1003 infectados em Cabo Verde, com oito mortes.

Os casos activos subiram de 427 para 431, com os dois doentes graves a manterem o mesmo quadro clínico.

O número de recuperados manteve-se também em 562, no dia em que foram analisadas 199 amostras.

Conforme indicou até às 15:00 de hoje foram identificados casos suspeitos provenientes do Sal (5), Tarrafal de Santiago (5), Santa Catarina (4), São Vicente (3), São Lourenço dos Órgãos (1), Ribeira Grande de Santiago (2), Praia (1) e São Salvador do Mundo (1).

Com a notificação do primeiro caso em São Miguel, na ilha de Santiago, eleva-se para 13 o número total dos 22 municípios afectados pela pandemia da covid-19, onde estão distribuídas as 1.163 pessoas em quarentena.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 482 mil mortos e infectou mais de 9,45 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço mais recente.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China. C/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project