CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: São Vicente com cinco profissionais de saúde infectados 18 Novembro 2020

O director clínico do Hospital Baptista de Sousa (HBS) disse que cinco profissionais de saúde já foram infectados pela covid-19 em São Vicente, sendo quatro de transmissão comunitária e um de origem “não bem esclarecida”.

Covid-19: São Vicente com cinco profissionais de saúde infectados

Paulo Almeida, que falava na terça-feira, 17, durante a reunião da protecção civil presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, referia-se a dados e medidas do HBS desde que se descobriu o primeiro caso da covid-19 em São Vicente a esta parte.

Segundo a Inforpress que cita a mesma fonte, isso prova que as medidas que foram tomadas pelo HBS, tal como de formações e informações aos profissionais de saúde, tem tido um impacto muito forte no hospital.

Segundo o director clínico do HBS, até ao momento, o hospital diagnosticou nos serviços de urgência 55 casos positivos da covid-19 e os encaminhou para seguimento na Delegacia de Saúde.

Com a entrada em funcionamento dos testes rápidos, fizeram 391 testes com indicações pré-definidas, sendo 24 positivos.

“São aqueles casos que são de urgência, pessoas que precisam de uma cirurgia de urgência ou uma grávida que está em trabalho de parto para evitar transmissão. Então são feitos PCR”, explicou o responsável, adiantando que há um espaço na enfermaria para os doentes que são pendentes de PRC.

Conforme Paulo Almeida, o HBS já internou até este momento cerca de 33 casos da covid-19 no isolamento, 14 dos quais são do sexo masculino e 19 do sexo feminino. A faixa etária ronda os maiores de 60 anos.

Até agora, adiantou ainda Paulo Almeida, tiveram dois doentes que foram submetidos a ventiladores, sendo que um faleceu e neste momento há uma mulher de 58 anos que está entubada no serviço de isolamento assistido.

O director clínico do HBS salientou sublinhou ainda a inforpress, o facto de os pacientes com covid-19 internados no hospital terem “doenças mais prevalentes como a hipertensão e diabetes” e também informou que “há um número considerável de grávidas com covid-19 positivo”.

Outro dado que realçou é que até este momento o HBS deu 26 altas, 11 dos quais são pessoas maiores de 60 anos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project