NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid -19: Mais sete profissionais do Hospital de Trindade infetados 07 Maio 2020

O Hospital Psiquiátrico de Trindade (HPT) soma mais sete profissionais de apoio a serviços gerais infetados por Covid -19. O anúncio foi feito pelo Diretor Nacional de Saúde na conferência de imprensa, desta tarde, realizada na Praia, que contou com a participação do ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário.

Covid -19: Mais sete profissionais do Hospital de Trindade infetados

Conforme Artur Correia, os sete profissionais infetados do Hospital Psiquiátrico de Trindade fazem parte do lote de 29 novos casos positivos registados, hoje,07, no concelho da Praia. Correia esclarece que esses casos positivos foram detetados na sequência do trabalho de rastreio que vem sendo feito a todos os profissionais da saúde e que começou no Hospital Central Agostinho Neto de que o Hospital da Trindade faz parte. Antes, recorde-se, houve outros infetados, que inclui um psicólogo. Correia acrescenta que os restantes 20 casos positivos do mesmo lote de positivos de hoje são pacientes que passaram pelo Hospital de Trindade.

O ministro da Saúde anunciou que várias medidas foram já tomadas para reforçar o Hospital de Trindade, quer no tocante aos recursos humanos e financeiros, quer a nível de logísticas para todos os 27 doentes, que já foram isolados.

Com os novos casos positivos de hoje, a cidade Capital consolida a sua posição de principal foco da doença em Cabo Verde, agora com 156 casos acumulados, um doente recuperado e uma morte, cuja vítima é uma mulher de Achada Santo António com mais de 90 anos de idade.

O Diretor Nacional de Saúde anunciou também que o pais registou, esta quinta-feira, mais três casos suspeitos de Covid - 19, sendo dois na Praia e um em São Vicente.

A questão dos vídeos e uso massivo de máscaras

Questionado sobre as críticas em vídeos, nomeadamente sobre refeições tardias nos centros de isolamento dos doentes, postos a circular recentemente nas redes sociais, o ministro da Saúde e da Segurança Social considera que, mesmo não concordando com algumas delas, são reações normais no contexto em que vivem os doentes de covid - 19. Arlindo do Rosário diz partilhar as reflexões feitas pelo psicológico Jacob Vicente em declarações à RCV e sublinha que se deve entender o estado de ansiedade por que vivem os doentes neste momento, prometendo que o seu ministério vai trabalhar para diminuir esse quadro de ansiedade entre os infetados pelo covid -19 referidos.

Arlindo do Rosário anunciou, por outro lado, que o país está a criar as condições para, a partir da próxima semana, alargar o uso generalizado de máscaras em Cabo Verde.

Questionada do se Cabo Verde autoriza o uso do chamado chá de Madagáscar (artemísia, losna em Cabo Verde) na cura da Covid - 19, o titular da pasta da saúde responde que, além de não estar disponível no país, a OMS não revelou ainda a evidência científica de que pode ser um remédio para novo coronavírus (ver peça neste jornal com recomendação da OMS África).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project