ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid -19: Novo coronavírus continua a propagar-se em Santiago com registo de mais cinco casos positivos 23 Abril 2020

O vírus de novo coronavírus continua a expandir-se em Santiago, com o registo, hoje, de mais cinco casos positivos. Uma cifra que aumenta para 20 o número de doentes com Covid-19 em Santiago e 73 em Cabo Verde (atualizada com novos dados, ver intertítulos).

Covid -19: Novo coronavírus continua a propagar-se  em Santiago com registo de mais cinco casos positivos

A informação foi avançada, em comunicado pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social. Este informa que, a investigação epidemiológica dos casos confirmados de COVID -19 no Concelho da Praia, continua a ser realizada. «Nesse processo, foram identificados mais 14 contactos dos quais foram feitas análises laboratoriais. Esses resultados identificaram mais cinco casos de infeção por SARS-CoV-2», lê-se no documento que não especificou a idade e o género dos infetados e nem os concelhos de Santiago onde se registou os cinco novos casos positivos.

Conforme a mesma fonte, a exame realizado ao contacto do doente COVID -19 que esteve em Santa Cruz deu negativo.

«Confirma-se assim a transmissão comunitária no Concelho, pelo que, reforçamos o apelo para que as pessoas fiquem em casa e tomem devidos cuidados para evitar a propagação do COVID -19.Contamos com a colaboração de todos», apelou o Ministério da Saúde e da Segurança Social.

Cinco bairros da Praia atingidos por Covid -19 e 73 doentes internados

Entretanto, em conferência de imprensa esta tarde, o Diretor Nacional de Saúde precisou que os cinco casos positivos de hoje foram registados no Concelho da Praia. Questionado a especificar as zonas afetadas pela pandemia de Covid -19, Artur Correia negou citar os nomes para evitar eventual estigmatização das mesmas. Informou, nos entanto, que há cinco bairros do Município da Praia que já foram atingidos pela doença.

Fazendo um ponto da situação geral do Convid -19 em Cabo Verde, o Diretor Nacional de Saúde informou que, até hoje, há um total de 73 doentes por novo coronavírus no país: 52 na Boa Vista, 19 na Praia, 01 no Tarrafal de Santiago e 01 em São Vicente. Sobre este último, descarta a possibilidade de ser um falso caso positivo, já que, segundo ele, a infetada foi objeto de outras análises e confirma -se que esteve em contato com o vírus causador de Covid -19. Garantiu que o teste de controlo vai continuar, até que a paciente em causa seja dada a alta médica.

O Diretor Nacional de Saúde Artur Correia informou também foram registados, hoje, mais nove casos suspeitos do novo coronavírus: três na Praia, dois em Santa Catarina, um no Tarrafal de Santiago, um na ilha do Sal e dois na Boa Vista.

Artur Correia adiantou, por outro lado, que estão por ser analisadas 116 amostras: 80 na Boa Vista, 23 na Praia, 11 no Sal, 01 no Tarrafal e um outro em Santa Catarina de Santiago. ( Atualizada)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project