LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Covid-19 é idiotia", disse deputado bolsonarista dias antes de contrair a doença 17 Junho 2020

Hoje (4ª fª, 16) em que o Brasil sofre com 891.556 casos confirmados e 44.118 óbitos, destaca-se Daniel Silveira que teve um teste positivo de Covid-19. Ele foi, enquanto candidato a deputado federal do PSL-RJ e então deputado estadual, durante a campanha da segunda-volta de Bolsonaro, um dos dois que em outubro de 2018 rasgaram a placa comemorativa de Marielle Franco. O deputado de 37 anos volta ao foco mediático por estar doente do coronavírus depois de ter proferido em maio que "Covid-19 é idiotia".

No dia 7, Silveira confirmou que deu positivo o seu teste à Covid-19, que decidiu fazer quando se deu conta de que não sentia o sabor dos alimentos. A perda do paladar foi, segundo ele, o seu único sintoma da doença.

E só fez o teste porque a mãe – que é diabética e hipertensa – estava com pneumonia. Quis assim, justifica o deputado, prevenir à mãe uma eventual infecção.

Dias antes, em 17 de maio foi interpelado na rua por estar num estabelecimento da sua cidade, Petrópolis, na Região Serrana do Rio a fazer compras sem máscara.

A sua defesa foi criticar as medidas de restrição com a frase que ficou célebre por estes dias "Covid-19 é idiotia". Explicou: "O vírus idiotiza as pessoas", que tomam cuidado para não ficaram infectadas.

Entretanto já circulava na internet um vídeo em que ele na linha de Jair Bolsonaro diz: "Eu nunca usei máscara, não mudei nada", "saio todos os dias, encontro com os amigos.

O deputado federal sublinhava, na linha de Bolsonaro, as suas críticas a todas as atitudes que visam a prevenção diante do novo surto pandémico.

Num outro vídeo gravado ao vivo no dia 18 de maio repetia o contrário da OMS-Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, agora comandado pelo ministro interino, Eduardo Pazuello.

"As pessoas não estão mais doentes. As pessoas não adoecem com o coronavírus", "o poder do coronavírus é idiotizar as pessoas", remata Silveira.
— 
Fontes: TV Globo/You Tube/DW/ Arquivo. Relacionado: Marielle Franco — Rio: 1ª homenagem rasgada por bolsonaristas, 02ago019. Fotos: Daniel Silveira, do PSL (o partido de Bolsonaro até o ano passado).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement