ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid -19 em Cabo Verde: Caso da grávida no Mindelo acusa resultados positivos e mais 13 infectados confirmados em Santiago 31 Maio 2020

Cabo Verde somou, hoje, mais 14 casos positivos de novo coronavírus, sendo 13 em Santiago e um em São Vicente. Este resulta do caso importado do Sal pela grávida evacuada para o Hospital Baptista de Sousa, que está a provocar polémica com vozes críticas a exigirem responsabilidades às autoridades sanitárias e da protecção civil das duas ilhas. O país contabiliza agora 435 casos acumulados de COVID-19, 193 doentes recuperados e quatro óbitos - um estrangeiro e três nacionais.

Covid -19 em Cabo Verde: Caso da grávida no Mindelo acusa resultados positivos e mais 13 infectados confirmados em Santiago

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informa que os resultados dos exames foram realizados no laboratório de virologia da Praia do dia 30 de maio de 2020, num total de 117 amostras diagnosticadas. Destas, 12 do concelho da Praia deram positivos e 45 negativos, sendo 24 dos quais de controlo e seguimento de doentes. A mesma fonte indicou que uma outra amostra do Tarrafal de Santiago acusou o resultado positivo e seis outras foram negativas, incluindo uma de seguimento de um paciente com Covd -19.

A novidade de hoje é que, das quatro amostras de São Vicente, uma teve resultado positivo. Trata-se de um caso importado do Sal, com a grávida evacuada do Sal para o Hospital Baptista de Sousa. Um fato que vem provocando polémica, com fortes críticas às autoridades sanitárias das duas ilhas por alegadamente não terem cumprido com rigor o protocolo de contingência/segurança, que exigia o teste de PCR, depois de dois testes rápidos positivos feitos à paciente em causa, antes da sua evacuação para Mindelo. Por isso, vozes críticas da sociedade civil no Mindelo estão a exigir responsabilidades às autoridades sanitárias e da protecção civil de Sal e São Vicente.

Já rem relação às restantes amostras, o comunicado do governo informa que deram resultados negativos quatro de Santa Cruz (um de seguimento de doente) e 26 de Boa Vista. Ficaram pendentes 12 amostras.

Com esses novos casos de hoje, o país contabiliza, neste momento 435 casos acumulados de COVID-19, 193 recuperados e 4 óbitos. «Os doentes com infeção ativa, continuam em isolamento e com evolução favorável, com exceção de um interado que se encontra em estado crítico», diz o comunicado do Ministério da Saúde e da Segurança Social.

Evolução da pandemia

Conforme as estatísticas oficiais, Cabo Verde passa a ter um acumulado de 435 casos de novo coronavírus, distribuídos pelas ilhas de Santiago (375), Boa Vista (56, todos recuperados) e São Vicente (4, três deles recuperados). O país soma quatro óbitos: um inglês de 62 anos na Boa Vista e três nacionais (uma mulher de mais de 60 anos, um homem de 65 anos e uma mulher de 55 anos), todos da Praia. Pelo menos 193 doentes já estão curados.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 369 mil mortos e infetou mais de 6 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,5 milhões de doentes foram considerados curados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project