ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid -19 em Cabo Verde: Governo anuncia mais 7 casos suspeitos e pede combate contra atitudes discriminatórias a doentes 30 Abril 2020

Cabo Verde não registou, hoje, nenhum caso positivo de Covid - 19, mas soma 7 novos casos suspeitos nos concelhos da Praia, Boa Vista e São Vicente. A informação foi avançada, esta tarde, pelo director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde e da Segurança Social. Jorge Barreto aproveitou a ocasião para apelar a população, sobretudo a das ilhas mais afectadas, para respeitar as medidas de restrições impostas pelas autoridades sanitárias contra o vírus do Covid -19, pedindo ao mesmo tempo a todos para combaterem atitudes discriminatórias e de estigmatização a infetados pela doença e seus familiares, protagonizadas por certos cidadãos.

Covid -19 em Cabo Verde: Governo anuncia mais 7 casos suspeitos e pede combate contra atitudes discriminatórias a doentes

Referindo-se aos dados desta quarta-feira sobre a evolução epidemiologia no país, Jorge Barreto anunciou que dos sete casos suspeitos contabilizados, três são do Concelho da Praia, um de Santa Catarina de Santiago e os outros três de São Vicente.

Segundo a mesma fonte, ficaram pendentes mais 275 amostras: 97 da Praia, 100 da Boa Vista e uma de Santa Catarina que tem a cidade de Assomada como Capital.

Barreto revelou, por outro lado, que 469 pessoas continuam em quarentena nas diferentes ilhas, sendo 113 das quais na Praia e 54 no Tarrafal de Santiago.

O director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde e da Segurança Social assegurou que estão clinicamente bem os 113 infetados no país (DNS corrigiu ontem o comunicado distribuído que tinha confirmado um total de cinco casos de Covid - 19, por considerar que no lote referido foi incluído, por lapso, um caso positivo anterior que foi objecto de teste de controlo e seguimento que deu positivo). Considerou que a doença já foi detectada em pelo menos 16 bairros da Capital.

Em termos estatísticos, Barreto informou que há uma taxa de letalidade de 0,8% e uma média de 60% dos casos positivos entre jovens e adultos com a idade compreendida entre 20 e 40 anos.

Durante a conferência de imprensa da tarde de hoje, o director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde e da Segurança Social insurgiu-se contra aquilo que considerou ser atitudes discriminatórias e de estigmatização a familiares de doentes com Covid – 19 e seus familiares, registadas em algumas ilhas. Apelou a todos a serem solidários para com os doentes, combatendo tal prática, que considerou inaceitável e reprovável no país.

Cabo Verde contabiliza 113 casos de Covid -19: 60 em Santiago (57 na Praia; 02 no Tarrafal; 01 em São Domingos), 52 na Boa Vista e um em São Vicente. O país registou até agora dois doentes recuperados e um óbito na ilha da Boa Vista, inglês de 62 anos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project