ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid -19 em Cabo Verde: Mais seis casos positivos em Santiago com São Domingos a somar mais um infetado 10 Maio 2020

Cabo Verde registou, hoje, mais seis novos casos positivos de novo coronavírus em Santiago. Conforme os restados anunciados pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social, um caso foi detetado em São Domingos, que passa agora a contar com dois infetados por Covid -19. Os cinco restantes casos positivos são do Concelho da Praia, que se transformou no principal foco do Covid -19 no país com pelo menos 25 bairros contagiados pela doença.

Covid -19 em Cabo Verde: Mais seis casos positivos em Santiago com São Domingos a somar mais um infetado

Com os dados deste sábado, Cabo Verde passa a contar com um total de 236 casos confirmados de Covid -19, sendo 177 dos quais em Santiago. Com um total de 173 casos em pelo menos 25 bairros, o município da Praia lidera o ranking dos cincos concelhos atingidos pela pandemia no país: Boa Vista (56), São Vicente (03), São Domingos (02) e Tarrafal de Santiago (02).

Referindo-se aos dados de hoje, o Ministério da Saúde e da Segurança Social precisa que, com base nos exames realizados no laboratório de virologia do dia 8 de maio de 2020, analisou-se 127 amostras e que seis destas deram resultados positivos: cinco na cidade da Praia e um no concelho de São Domingos, que sobe assim para dois infetados.

Um doente a requerer seguimento apertado

Em relação ao este clínico dos doentes, o MSSS destaca um paciente com co-morbilidades (doença ou transtorno, presente ao mesmo tempo que a doença ou transtorno principal de um paciente), que está a requerer um seguimento médico mais apertado.

«Até ao momento todos os casos ativos estão em isolamento institucional. Todos estão a recuperar bem exceto um doente com co-morbilidades que requer um seguimento mais apertado», refere o comunicado do governo.

Diante da expansão da doença no país, principalmente na Praia, o Ministério da Saúde e da Segurança Social volta a reforçar o apelo «para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação do COVID19».

No total, Cabo Verde conta 236 casos acumulados de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago 177 ( 173 na Praia, 02 no Tarrafal, 02 em São Domingos ), 56 na Boa Vista e 03 em São Vicente. O número de doentes recuperados sobe para 56. Já o número de vítimas mortais mantém-se com os dois óbitos acumulados: um inglês de 62 anos na Boa Vista e uma mulher de mais de 90 anos na cidade da Praia.

É de salientar que as ilhas de Santiago e da Boa Vista, por concentrarem os casos de covid-19 em Cabo Verde, são as únicas que permanecem em estado de emergência, até às 24:00 de 14 de maio.

A nível mundial, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 271 mil mortos e infetou quase 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project