ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid - 19 em Cabo Verde: Na véspera do término do estado de emergência, Praia soma mais 19 casos positivos de novo coronavírus 14 Maio 2020

Na véspera do término do estado de emergência, a situação da pandemia de novo coronavírus na Capital torna-se mais preocupante. O Ministério de Saúde e da Segurança Social acaba de anunciar que registou, hoje, mais 19 casos positivos no concelho da Praia.

Covid  - 19 em Cabo Verde: Na véspera do término do estado de emergência, Praia soma mais 19 casos positivos de novo coronavírus

A situação da Praia foi levada ao parlamento, através de uma declaração política do PAICV (ver este jornal). O debate, em que participou o ministro da Saúde Arlindo do Rosário, conheceu momentos quentes com acusações mútuas entre deputados da oposição e do partido no poder

Referindo-se ao boletim epidemiológico de hoje, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informa que, das 88 amostras analisadas nas últimas 24 horas, obteve-se, hoje, 19 casos positivos de covid -19 no concelho da Praia. Indicou que outras 45 acusaram resultados negativos. Uma outra amostra de São Lourenço de órgãos de Santiago deu também negativo. O mesmo ministério informou que foram ainda analisadas 23 amostras de controlo de doentes em seguimento no Concelho da Praia, das quais nove tiveram resultados negativos.

O governo assegura, no entanto, que todos os casos ativos estão com evolução clínica favorável. Reforçou o apelo para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação do COVID19.

Com os dados de hoje, Cabo Verde somou mais 19 casos positivos aos 270 que tinha até agora, passando para um total de 289 casos acumulados. A cidade da Praia, tido como o epicentro da doença, tem agora 226 casos, sendo 10 recuperados, um óbito e 215 casos ativos. Já a ilha de Santiago contabiliza um total de 230 casos de covid-19, sendo os restantes quatro nos municípios de São Domingos (02) e Tarrafal (02). Boa Vista conta com 56 casos e São Vicente com 03, todos recuperados.

Segundo lembra a Lusa, do total de 289 casos, 61 doentes recuperaram até agora, o maior número (47) na Boa Vista, ilha que diagnosticou o primeiro caso da doença no arquipélago, em 19 de março, mas que não regista qualquer caso desde 27 de abril e tem apenas seis doentes ativos. A ilha registou igualmente um óbito e dois doentes foram transferidos para os seus países de origem, com o país a totalizar 224 doentes ativos.

Entretanto, Cabo Verde cumpre até às 24:00 de 14 de maio o terceiro período de estado de emergência, apenas em vigor nas ilhas de Santiago e da Boa Vista, devendo ainda hoje o Presidente da República anunciar se será ou não prorrogado.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 292 mil mortos e infetou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China, refere a Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project