ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 em Cabo Verde: Novo boom de coronavírus com mais um morto e 63 casos registados em Santiago e Sal 02 Agosto 2020

Cabo Verde acaba de registar mais um novo boom de coronavírus, ao contabilizar, hoje, mais um morto e 63 casos positivos em Santiago e Sal. Um sinal que, na opinião de observadores atentos, indicia que as autoridades sanitárias já perderam ou estão na iminência de perder o controlo da doença no país.

Covid-19 em Cabo Verde: Novo boom de coronavírus com mais um morto e  63 casos registados em Santiago e Sal

Segundo informações recentes, o país regista mais um morto, cujos detalhes não são ainda conhecidos. Conforme anunciou Ministério da Saúde, os 63 novos casos positivos de covid-19 resultaram de um total de 469 amostras testadas nos laboratórios da Virologia da Praia e São Vicente.

Com os novos dados deste domingo, Cabo Verde passa a contabilizar 2.547 casos acumulados e 24 vítimas mortais, incluindo mais um óbito desde sábado. Trata-se de um novo boom do vírus causador de novo coronavírus registado no país – tempos atrás contabilizou-se 75 infetados num único dia.

Para observadores atentos, os 63 casos de hoje indiciam que as autoridades sanitárias já perderam ou estão na iminência de perder o controlo da doença no país – algo pode estar a correr mal e há quem defenda uma nova estratégica para conter a propagação do covid-19 em Cabo Verde. Por isso, muitos estão a pedir a demissão do ministro da Saúde e da Segurança Social (Arlindo do Rosário) e do Diretor Nacional da Saúde (Artur Correia).

Conforme o boletim epidemiológico deste domingo, os 63 novos casos confirmados foram registados nos municípios da Praia (42), Santa Catarina (01), Santa Cruz (03), São Miguel (01), São Salvador do Mundo (01), Tarrafal de Santiago (02), Ribeira Brava de São Nicolau (01) e Sal (12).

O Ministério da Saúde anunciou que Cabo Verde regista neste momento 1.860 casos recuperados (mais 23 hoje), 661 casos activos, 24 óbitos e dois doentes transferidos, perfazendo um total de 2.547 casos positivos acumulados.

Segundo a Inforpress que cita fontes oficiais, os 2.547 casos confirmados no País estão distribuídos pelas de Santiago com 1.960 (76,4%), Sal 462 (18,5%), Boa Vista 57 (2,45%), São Vicente 13 (0,55%), São Nicolau 45 (1,87%), Santo Antão 04 (0,17%) e Maio 02 (0,1%). Fogo e Brava são as duas únicas ilhas que estão ainda sem o registo oficial de covid-19.

A nível mundial, a pandemia já provocou mais de 685 mil mortos e infectou mais de 17,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em Fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Na quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, segundo a Inforpress, que o número de casos de covid-19 em África vai ultrapassar um milhão “nos próximos dias”, assinalando que registou um aumento de “50% nos últimos 14 dias”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project