ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid -19 em Cabo Verde: Pandemia evolui com mais 10 casos positivos na Praia 25 Maio 2020

A capital cabo-verdiana não deu ainda sinal de ter estacado a pandemia de novo coronavírus. O concelho registou, hoje, mais 10 casos positivos de Covid -19, segundo anunciou, em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS). Cabo Verde contabiliza agora 390 casos acumulados de COVID-19, 155 recuperados e 3 óbitos.

Covid -19 em Cabo Verde: Pandemia evolui com mais 10 casos positivos na Praia

A situação epidemiológica na Praia evolui com o surgimento de novos casos de Covid -19. É que o concelho somou, esta segunda-feira, mais 10 infetados pela doença, elevando assim para 323 casos, de um total de 390 registados em Santiago.

Mesmo assim, nota-se muitas pessoas a circularem sem distanciamento social exegido pelas ruas da Capital, principalmente na rua pedonal do Platô e nos centros urbanos de Achada de Santo António e Palmarejo.

Para os críticos, estando a ilha de Santiago a poucos dias do término (29 de maio) do estado de emergência, os capitalinos precisam de seguir com mais responsabilidade as restrições impostas pelo estado, com destaque para o distanciamento social e o confinamento domiciliar, colaborando com as autoridades sanitárias e não só na luta contra a pandemia de novo coronavírus, em prol da saúde pública no país.

Detendo-se sobre os 10 casos de hoje, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informou que resultaram dos exames realizados no laboratório de virologia do dia 24 de maio de 2020, num total de 50 amostras diagnosticadas, sendo 43 da Praia. Destas, precisou, 10 deram resultados positivos e 33 negativos. Acusaram ainda resultados negativos duas amostras da Ribeira Grande de Santiago e uma outra do Tarrafal de Santiago. Ficaram pendentes mais quatro amostras.

No tocante ao estado clínico dos doentes com a infeção ativa, o MSSS assegurou que contínua em estado critico um paciente que se encontra no Hospital Central Agostinho Neto. Garantiu que os restantes permanecem em isolamento e com uma evolução favorável em termos da recuperação da saúde.

Além de pedir a todos a cumprirem as restrições impostas no quadro do estado de emergência, o Ministério da Saúde apela aos citadinos para participarem nos testes rápidos para a deteção da circulação do vírus de Covid -19, que estão a ser feitos, hoje, nos seguintes bairros da Praia: ASA – Praça Dinôs;Tira Chapéu – capela;Achadinha;Calabaceira;Ponta d´Agua; Palmarejo ( Junto da Unicv e do Minimercado Beto).

Com os 10 infetados de hoje, Cabo Verde passa a contabilizar um total de 390 casos acumulados de novo coronavírus: Santiago 331 (Praia 323; São Domingos 04, Tarrafal 02; Santa Cruz 02), Boa Vista 56 e São Vicente 03. O país soma três óbitos: um inglês de 62 anos na Boa Vista e dois nacionais (uma mulher de mais de 60 anos e um homem de 65 anos), todos da Praia. Pelo menos 155 doentes já estão curados.

Milhões de infetados no mundo

A nível mundial, a pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 342.295 pessoas e infetou mais de 5,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11h00 deste domingo, baseado em dados oficiais.
De acordo com os dados recolhidos pela agência France-Press (AFP), há mais de 5.327.680 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro, na cidade chinesa de Wuhan. Pelo menos 2.066.300 são este domingo considerados curados.

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project