ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid -19 em Cabo Verde: Pandemia propaga-se na Praia com registo de mais 10 casos positivos 10 Maio 2020

O novo coronavírus continua a propagar-se na área metropolitana da cidade da Paria. É que o Ministério da Saúde e da Segurança Social acaba de anunciar o registo, hoje, de mais 10 casos positivos nesse concelho, elevando para 183 o número de infetados na Capital. Cabo Verde passa agora a contar com 246 casos confirmados acumulados de Covid -19 nas três ilhas atingidas pela pandemia.

Covid -19 em Cabo Verde: Pandemia propaga-se na Praia com registo de mais 10 casos positivos

Segundo o comunicado do governo, do total de 117 amostras analisadas, obteve-se 10 casos novos positivos de Covid -19, todos no Concelho da Praia. Este Município continua assim no pelotão da frente em termos de números de infetados, contando com 183 casos positivos de um total de 187 registados em Santiago. Dos 25 bairros da Capital contagiados pelo Covid-19, Vila Nova/Moinhos, Achada Santo António, Ponta d’Água e Achada São Filipe são as mais afetadas pela doença, segundo revelaram as autoridades sanitárias.

A fazer fé no Ministério da Saúde e da Segurança Social, as restantes 95 amostras tiveram resultados negativos: Praia – 63, sendo 3 de controlo e seguimento; São Domingos – 12; Região Sanitária de Santiago Norte HRSRV – 14; São Lourenço dos Órgãos – 01 e São Vicente - 05.

Conforme a mesma fonte, ficou pendente um total de nove amostras do Concelho da Praia. Três outras do mesmo concelho relativas a doentes em seguimento mantiveram resultados positivos.

O Ministério da Saúde e da Segurança Social revela que, até ao momento, todos os casos ativos estão em isolamento institucional e apenas um deles está a requerer algum cuidado mais diferenciado. «Reforçamos o apelo para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação do COVID -19», apela o mesmo ministério, desejando contar com a colaboração de todos.

No total, Cabo Verde conta 246 casos acumulados de Covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago 187 ( 183 na Praia, 02 no Tarrafal, 02 em São Domingos ), 56 na Boa Vista e 03 em São Vicente. O número de doentes recuperados sobe para 56. Já o número de vítimas mortais mantém-se com os dois óbitos acumulados: um inglês de 62 anos na Boa Vista e uma mulher de mais de 90 anos na cidade da Praia.

É de salientar que nas ilhas de Santiago e da Boa Vista está ainda em vigor o terceiro período de estado de emergência, cujo término está previsto a partir das 24:00 de 14 de maio.

A nível mundial, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 276 mil mortos e infetou mais de 3,9 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project