ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid -19 em Cabo Verde: Praia consolida-se como epicentro da doença com registo de 13 novos casos positivos 04 Maio 2020

A pandemia de Covid-19 continua a fustigar a região metropolitana da cidade da Praia. É que o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) acaba de anunciar, em comunicado, o surgimento, neste domingo, de mais 13 novos casos positivos de coronavírus na Capital. Esse concelho passa assim a consolidar - se como o epicentro da doença em Cabo Verde, ao somar 62% do total dos casos confirmados nas três ilhas afetadas. O país contabiliza agora 165 casos de Covid -19, com dois óbitos registados.

Covid -19 em Cabo Verde: Praia consolida-se como epicentro da doença com registo de 13 novos casos positivos

Com base nos exames realizados no laboratório de virologia da Praia do dia 2 de Maio de 2020, o MSSS informa que, do total de 96 amostras analisadas, obteve-se 13 casos positivos no Concelho da Praia. Destes, 10 resultaram de contatos com infetados e três de casos suspeitos.

Face a esses dados, a Capital passa a contar com 103 casos de novo coronavírus, de um total 106 cadastrados em Santiago. Esta ilha passa assim a consolidar-se como o epicentro da pandemia no país, ao deter 64% dos 165 casos de Covid -19 e dois óbitos contabilizados em Cabo Verde.

O comunicado do governo refere, por outro lado, que foram realizados mais nove segundo testes de controlo: 02 do Concelho da Praia e 07 do Concelho da Boa Vista.

O director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde e Segurança Social anunciou, no encontro desta tarde com a imprensa, que 15 infetados tiveram já alta médica depois de realizados os dois testes de controlo e seguimento que deram resultados negativos.

Referindo-se aos casos 72 casos negativos, o MSSS avança que o Concelho da Praia tem 32, Santa Catarina de Santiago 12, São Nicolau 01 e Boa Vista 20. Segundo a mesma fonte, ficaram pendentes mais duas amostras, todas do Município da Praia.

Mais espaços de isolamentos e 432 pessoas em quarentena

Jorge Barreto revelou, por outro lado, que 432 pessoas permanecem em quarentena nas várias ilhas, sendo 307 das quais na cidade da Praia.

Em termos de ampliação de espaços para acolher mais doentes de Covid -19, Barreto assegurou que estão já, além dos já existentes, identificados uma instalação da Cruz Vermelha e o Estádio Nacional para o efeito. Asseverou que está também em análise a possibilidade de se vir utilizar parte de estabelecimentos públicos de saúde para o mesmo fim.

Com os últimos dados estatísticos deste domingo, Cabo Verde contabilizou, desde 19 de Março até hoje, 165 casos de Covid-19, distribuídos pelas três ilhas afetadas: 106 em Santiago (103 na Praia, 02 no Tarrafal, 01 em São Domingos), 56 na Boa Vista e 03 em São Vicente. O número de doentes recuperados sobe agora para 33 (Boa Vista 30; Praia 01, S.Vicente 02).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project