ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 em Cabo Verde: Receio de descontrolo da doença com registo de mais 83 novos casos positivos 10 Setembro 2020

Cabo Verde contabilizou hoje mais 83 infetados, sendo 77 dos quais em Santiago. Trata-se de um número mais expressivo de infetados registados num único dia desde 19 de março deste ano quando se detetou o primeiro contagiado pela doença na ilha da Boa Vista. Face a esses novos dados, analistas atentos temem que «o país esteja a cair num descontrolo total na contenção da propagação do vírus causador de novo coronavírus no arquipélago».

Covid-19 em Cabo Verde: Receio de descontrolo da doença com registo de mais 83 novos casos positivos

Segundo apurou o Asemanaonline, os casos desta quinta-feira faz aumentar, sobretudo na Capital, no Sal e e no Fogo, a preocupação de cabo-verdianos quanto à propagação da doença que já atingiu 8 das 9 ilhas habitadas – somente a ilha Brava está ainda oficialmente livre do covid-19.

Diante da queda das primeiras chuvas, muitas temem pelo agravamento da situação pandémica no país, já que o tempo fica mais fresco e presumivelmente propicio para surgimento de gripe e pneumonia, que são algumas das doenças oportunistas associadas ao covid-19. Isto caso as autoridades centrais e municipais e os cidadãos em particular não reforcem as medidas de prevenção contra a doença.

A par do relaxamento por parte de cidadãos no cumprimento das restrições impostas pelas autoridades sanitárias e de protecção civil, com os 83 casos desta quinta-feira, analistas atentos temem que «o país esteja a cair num descontrolo total na contenção da propagação do vírus causador de novo coronavírus no arquipélago».

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social anuncia que, do total de 510 amostras processadas nos laboratórios de Virologia, registou-se 84 casos novos positivos, sendo 77 dos quais em Santiago – destes 34 são da Praia, que é o maior foco de novo coronavírus em Cabo Verde. Os seis restantes são do Fogo e Sal, com 3 novos infetados cada.

Conforme a mesma fonte, contabilizou-se 78 doentes que recuperaram da saúde: Praia 56, Santa Catarina Santiago 1, Santa Cruz 2, Ribeira Grande de Santiago 8, São Domingos 8, Mosteiros do Fogo 1 e Sal 2.

Somando os novos dados desta quinta-feira, Cabo Verde passa a contabilizar 519 casos ativos, 3.993 doentes que recuperaram a saúde, 43 vítimas mortais e dois estrangeiros infetados transferidos para os seus países de origem, perfazendo um total de 4.557 casos positivos acumulados.

Boletim Epidemiológico desta quinta-feira

A fazer fé no comunicado do Ministério da Saúde e da Segurança Social, confira, a seguir, os resultados das amostras processadas no dia 9 de setembro de 2020:

1. Ilha de Santiago

Concelho da Praia: 190 amostras
• Positivos: 34
Concelho de Santa Catarina: 7
• Positivos: 2
Concelho de Santa Cruz: 12
• Positivos: 4
Concelho de S. Miguel: 79
• Positivos: 30
Concelho de São Salvador do Mundo: 9
• Positivos: 0
Concelho de São Lourenço dos Órgãos: 11
• Positivos: 1
Concelho de Ribeira Grande de Santiago: 19
• Positivos: 2
Concelho de São Domingos: 11
• Positivos: 3
Concelho do Tarrafal: 46
• Positivos: 2

2. Ilha do Fogo

Concelho de Mosteiros: 9 amostras
• Positivos: 3

3. Ilha de São Vicente: 90 amostras

• Positivos: 0

4. Ilha de São Nicolau

Concelho de Ribeira Brava: 4 amostras
• Positivos: 0

5. Ilha do Sal: 23 amostras

• Positivos: 3

No comunicado do governo não constam dados estatísticos sobre a doença nas restantes ilhas habitadas: Boa Vista, Brava, Maio e Santo Antão.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project