ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid -19 em Cabo Verde: Santiago é segundo epicentro da doença, Praia regista mais 9 casos positivos 24 Abril 2020

O concelho da Praia regista, esta quinta-feira, mais 9 casos positivos de Covid -19, aumentando para 29 o número de infetados da doença em Santiago, que se transforma no segundo epicentro de novo coronavírus em Cabo Verde depois da ilha de Boa Vista, que já registou 52 casos e um óbito. O país tem agora 82 doentes com Covid-19 em três das nove ilhas habitadas.

Covid -19 em Cabo Verde: Santiago é segundo epicentro da doença, Praia regista mais 9 casos positivos

Referindo-se aos resultados de testes positivos de hoje, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informa o aparecimento de mais nove casos de COVID -19 no Concelho da Praia.« Sete desses novos casos são contactos de casos confirmados e dois foram casos suspeitos que se confirmaram», precisa o comunicado publicado na página oficial do Governo.

Segundo a mesma fonte, os casos confirmados de doença encontram-se de momento, estáveis e todos se encontram em isolamento.

O Ministério da Saúde e da Segurança social informa, por outro lado, que foram realizados testes de mais amostras do Concelho da Praia, do Concelho de Calheta de São Miguel, do Hospital Regional Santiago Norte e S. Vicente, cujos resultados foram negativos.

«Não foram identificados casos positivos de doença em nenhum outro Concelho do país nas últimas 72 horas», refere o comunicado.

Diante do evoluir da doença, com destaque para o Concelho da Praia, o Ministério da Saúde e da Segurança Social vem chamar, mais uma vez, para a importância da manutenção das pessoas nos seus lares, respeitando e cumprindo as normas do estado de emergência.

Evolução da doença e bairros da Praia afetados

Agora com 29 casos positivos, Santiago (Praia com 28 infetados e Tarrafal com um) transforma-se no segundo epicentro da doença no país, depois da Boa Vista que tem 52 casos e Mindelo com um. Dos cinco barros da Praia, segundo revelou ontem o Diretor Nacional de Saúde, atingidos pela pandemia, dois são conhecidos: Achada de São Filipe e Ponta D’Água.

Para evitar a estigmatização e proteger a identificação dos pacientes, o Ministério da Saúde recusou, por ora, revelar nomes das zonas afectadas pela Pandemia, apesar de vários pedidos neste sentido através das redes sociais e da comunicação social. É que, segundo alguns argumentam, conhecendo os bairros afectados podem conter deslocação aos mesmos, evitando assim a propagação para outros sítios do vírus causador do novo coronavírus.

Com os novos casos positivos de hoje, sobe para 82 o número total de doentes infetados por novo coronavírus em Cabo Verde: 52 na Boa Vista, 29 em Santiago (28 na Praia, 01 no Tarrafal) e 01 em São Vicente. Registou-se um óbito na Boa Vista, inglês de 62 anos. Um doente já recuperou a saúde ( Actualizada).

Mais 9 casos suspeitos e 325 pessoas em quarentena

Entretanto, Cabo registou hoje mais 9 casos suspeitos, a partir dos 9 casos positivos registados na Praia, segundo anunciou, na Praia, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças do Ministério de Saúde. Jorge Noel Barreto, que falava em conferência de imprensa esta tarde, informou que um total de 325 pessoas estão em quarentena nas várias ilhas do país.

A mesa fonte confirmou os 9 casos positivos registados esta quinta-feira na Praia (ver este jornal) e revelou que sete dos quais estiveram relacionados com contactos a infetados do concelho. Informou que está em curso o processo da investigação para se confirmar a origem da transmissão dos outros dois casos, que entraram inicialmente como sendo suspeitos. Garantiu que cerca de 80% dos 82 infetados por Covid -19 em Cabo Verde são assintomáticos ou com sintomas ligeiras da doença.
Jorge Nobre informou, por outro lado, que hoje foram contabilizados 9 casos suspeitos de novo coronavírus no país : 08 na Praia e um na Boa Vista.

Este responsável da DNS revelou ainda que 325 pessoas encontram - se em quarentena nas seguintes ilhas: 233 na Praia, 45 no Tarrafal de Santiago, 20 no Sal, 08 na Ribeira Grande de Santo Antão, 09 no Porto Novo, 07 em São Vicente, 06 em Santa Catarina de Santiago e 04 em São Nicolau.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project