ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid -19 em Cabo Verde: Situação agrava- se com 64 casos positivos e três óbitos nas últimas 24 horas 27 Junho 2020

A situação da pandemia de Covid -19 em Cabo Verde atingiu, nas últimas 24 horas, um nível preocupante com três óbitos e o registo, neste sábado, de mais 64 casos positivos, com a incidência sobretudo nos três focos principais da doença: Praia (46), Santa Cruz (4) e Sal (11). O país soma agora 1091 infetados e 12 óbitos.

Covid -19 em Cabo Verde: Situação agrava- se com 64 casos positivos e três óbitos nas últimas 24 horas

Com o governo a ponderar se manda abrir fronteiras aéreas e marítimas a partir do dia 30, regista- se neste momento uma expansão da propagação do surto de novo coronavírus em Cabo Verde, com o registo, só nesta sexta feira, de três vítimas mortais - uma no Sal, outra em São Vicente e a terceira na Praia (ver este jornal). Isto sem contar com os 64 novos casos positivos contabilizados neste sábado. Para observadores atentos, o vírus poderá vir propagar-se com maior facilidade com a possível retoma das ligações marítimas e áreas e chegar assim a todas as ilhas- Fogo, Brava e Maio estão ainda sem registo oficial da doença.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social avança que dos totais das 286 amostras examinadas nos laboratórios da Virologia da Praia e Mindelo, obteve-se 64 casos novos confirmados e 216 negativos, 6 resultados de doentes em seguimento sem alterações.

Precisa a mesma fonte que, no Concelho da Praia contabilizou-se 46 casos positivos e 121 negativos. Já em Santa Catarina de Santiago três casos deram resultado positivo e 10 foram negativos, incluindo um de controlo e seguimento de doente. Em Santa Cruz somou-se mais quatro infetados pelo covid -19 e 10 exames deram resultado negativo, sendo um dos quais de seguimento de doente. No Ilha do Sal, agora considerado como o segundo maior foco da doença no país, verificou-se 11 novos casos positivos e 27 negativos.

O governo informa, por outro lado, que foram realizados três exames de controlo de doentes em seguimento do Concelho da Ribeira Grande de Santo Antão e da Ilha do Sal, cujos resultados se mantiveram positivos.

Com os 64 casos deste sábado, Cabo Verde contabiliza neste momento 1091 casos positivos acumulados de COVID-19, 511 casos ativos, 568 casos recuperados e 12 óbitos, incluindo mais três óbitos (ver este jornal) ocorridos nas últimas 24 horas: um na ilha de S. Vicente, um na Ilha do Sal e um na Ilha de Santiago.

Diante da evolução epidemiológica que se agrava, o Ministério da Saúde e Segurança Social reforça o apelo para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação do COVID-19.

Com os 64 casos de hoje, Cabo Verde soma um total acumulado de 1.091 infetados por Covid -19 desde 19 de março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (848), Sal (168), Boa Vista (57), São Vicente (12), Santo Antão (4) e São Nicolau (2).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project