ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid - 19 em Cabo Verde: Situação da pandemia complica-se na Praia com registo de mais 29 casos positivos 03 Maio 2020

A evolução epidemiológica de Covid-19 na cidade da Praia torna-se complicada com o registo, este sábado, de mais 29 novos casos positivos e um óbito, contabilizado ontem, cuja vítima foi uma mulher de mais de 90 anos de idade. Estando já com mais de 20 bairros afetados pela doença, o director do Serviço de Controlo e Prevenção da Doença do Ministério da Saúde e da Segurança Social admitiu, hoje, na habitual conferência de imprensa, que a doença está instalada no Concelho da Praia, que considerou ser já uma região de transmissão comunitária de novo coronavírus no país.

Covid  - 19 em Cabo Verde: Situação da pandemia complica-se na Praia com registo de mais 29 casos positivos

Este é o maior lote de casos positivos registados na Capital, que sobe assim para um total de 90 casos de Covid – 19, de um total de 93 cadastrados em Santiago. Cabo Verde soma agora um total de 152 casos confirmados da doença, com o registo de duas mortes: um inglês de 62 anos, na Boa Vista, e uma mulher de mais de 90 anos que faleceu, ontem,01, no Hospital Agostinho Neto, onde se encontrava internada para receber tratamentos médicos.

Fazendo um ponto geral da evolução epidemiológica no país, o director do Serviço de Controlo e Prevenção da Doença do Ministério da Saúde e da Segurança Social, Jorge Barreto, analisa que Boa Vista surge, neste momento, com a tendência para a desaceleração da pandemia do Covid -19, enquanto que no concelho da Praia regista - se mais casos. Isto apesar de estarem pendentes mais 227 amostras.

Quanto aos novos dados deste sábado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informa que recebeu parte dos resultados dos exames realizados no laboratório de virologia da Praia, com referência a 01 de Maio de 2020, mas que deram entrada no mesmo laboratório no período de 28 a 30 de Abril de 2020.

O comunicado referiu que, do total de 165 amostras analisadas, registou-se 29 casos positivos, todos do Concelho da Praia. Lembrou que um caso anterior evoluiu para um óbito, que foi anunciado ontem. Jorge Barreto precisou que sete dos casos positivos confirmados hoje resultam de suspeitos sem sintomas e os restantes de contatos com infetados.

Segundo o comunicado referido, tiveram, no entanto, resultados negativos 99 amostras da Praia, 08 da Boa Vista, 21 de São Lourenço dos Órgãos, 01 do Fogo, 02 de Santiago Norte e 04 de São Vicente.

Jorge Barreto avançou, no entanto, que ficaram pendentes mais 227 amostras: 111 da Praia, 17 de Santa Catarina de Santiago, 04 do Tarrafal da mesma ilha, 05 de São Filipe e 90 da Boa Vista.

A mesma fonte anunciou que hoje contabilizou-se mais quatro casos suspeitos, sendo três da Praia e um de Santa Catarina de Santiago. Assegurou ainda que 439 pessoas estão em quarentena em todo o país, sendo 307 das quais na Praia.

Evolução da epidemia e renovação do Estado de Emergência

Cabo Verde contabilizou, desde 19 de Março até hoje, 152 casos de Covid-19, distribuídos pelas três ilhas afetadas: 93 em Santiago (90 na Praia, 02 no Tarrafal, 01 em São Domingos), 56 na Boa Vista e 03 em São Vicente (uma chinesa infetada, com dois membros da família recuperados).

Conforme as estatísticas oficias, dois doentes morreram e 18 foram, no entanto, considerados recuperados pelas autoridades sanitárias, depois dos dois testes de controlo feitos terem dado resultados negativos para Covid-19.

Em termos estatísticos, Jorge Barreto revelou que 62% do infentados atingem jovens e adultos, com a idade compreendida entre 20 e 40 anos de idade. Informou que a taxa de letalidade global em Cabo Verde é agora de 1,3%, com o país a ter 130 casos ativos, sendo cerca de 75% dos quais são assintomáticos.

Entretanto, o parlamento cabo-verdiano aprovou, segundo a Lusa, esta manhã, por unanimidade, a segunda prorrogação do estado de emergência, por mais 12 dias, até às 24:00 do dia 14 de maio, conforme proposta do Presidente da República, mas agora limitado às ilhas de Santiago e da Boa Vista, que concentram a generalidade dos casos de Covid-19.

Desta forma, não será renovado o estado de emergência na ilha de São Vicente (a terceira em que ainda está em vigor), que assim terminará às 24:00 de hoje. As restantes seis ilhas sem casos de Covid-19 diagnosticados deixaram o estado de emergência ao final do dia 26 de Abril.

Segundo a mesma fonte, com a prorrogação do estado de emergência nas ilhas da Boa Vista e de Santiago – concelho da Praia conta 90 dos 93 casos da doença na ilha –, a população mantém a obrigação geral de confinamento e as empresas permanecem encerradas.

A pandemia do novo coronavírus causou mais de 240.000 mortos no mundo, dos quais mais de 85% na Europa e nos Estados Unidos, desde que apareceu na China em Dezembro de 2019, segundo um balanço da agência AFP.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project