INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 em Israel: Escândalo da isenção de quarentena a bilionário — "O vírus não escolhe entre ricos e pobres" 13 Junho 2020

O diretor-geral da Saúde de Israel, Bar Siman-Tov, está de saída depois do escândalo que envolve o seu vice, o epidemiologista Itamar Grotto que isentou da quarentena o bilionário Teddy Sagi regressado de Chipre na semana passada. O médico "mais qualificado de Israel nesta crise" já pediu desculpa "pela má decisão", tanto mais que o magnata Sagi violou de novo as regras sanitárias ao participar numa festa concorrida.

Covid-19 em Israel: Escândalo da isenção de quarentena a bilionário —

O facto veio à luz com a manchete sobre a festa glamourosa em que o recém-regressado de Chipre participou, no topo do edifício dum conhecido empresário da construção de Telavive, em violação da quarentena imposta no Estado de Israel.

O ministro da Saúde, Yuli Edelstein, disse na quarta-feira que dera instruções ao DGS para investigar a alegada isenção de quarentena concedida ao dono da empresa Playtech.

Na quinta-feira à noite, o ministro voltou à televisão para dirigir uma mensagem ao país na qual enfatiza o que é a lei da quarentena: "O reforço das regras da quarentena que fiz há alguns dias é dirigido a todos e cada um".

"Não existem exceções, ninguém está isento, seja ele celebridade ou milionário ou bilionário. O vírus não faz qualquer distinção entre celebridades e pessoas comuns. Quem estiver sem máscara, não respeitar a distância social está a pôr-nos a todos em perigo e não podemos perdoar-lhe isso".

Horas antes, nesse mesmo dia, o visado Grotto admitira o seu erro, numa carta dirigida a Bar Siman-Tov, em que enfatizou que "o incidente devia ser apreciado proporcionalmente" e considerou injustos "os insultos e agressões verbais" que lhe "foram dirigidos nestes últimos dias".

Fontes: Jerusalem Post/Haaretz/Times of Israel. Fotos: Itamar Grotto, o epidemiologista. O bilionário Teddy Sagi.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project