LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 em Portugal: Vacinação arranca já em janeiro — "Uma luz ao fundo do túnel" 04 Dezembro 2020

As vacinas anti-Covid-19 começarão a ser administradas, já a partir do próximo mês, aos grupos prioritários que são: pessoas de mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhadores em lares, e profissionais de saúde e de serviços essenciais, segundo o plano apresentado pela ministra da Saúde, Marta Temido, nesta quinta-feira, 3.

Covid-19 em Portugal: Vacinação arranca já em janeiro —

O anúncio oficial recebeu um acolhimento misto : muitos congratulam-se mas há também quem critique o plano impreciso que não esclarece questões essenciais.

Por exemplo, quais são as "patologias associadas" e o calendário mais preciso da vacinação que não a informação genérica que refere "períodos" mas não indica as datas previstas.

Os locais de vacinação estão todavia definidos: em 1.200 centros de saúde, nos lares da terceira idade.

1,8 milhão na segunda fase

A administração de vacinas na segunda fase, sem data definida, irá contemplar quase o mesmo número da primeira fase: um milhão e oitocentas mil pessoas com mais de 65 anos.

Haverá ainda uma terceira fase, que englobará "o resto da população".

200 milhões de euros, 22 milhões de doses e "uma luz ao fundo do túnel"

Palavras do primeiro-ministro português que esteve presente na apresentação do plano e discursou no encerramento.

Em Portugal, morreram 4.724 pessoas dos 307.618 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Fonte: RTP/DGS.pt/. Foto: O plano de vacinação em Portugal está a ser feito em coordenação com a Comissão Europeia, que desde 14 de agosto assinou seis acordos com as farmacêuticas, que contemplam as doses de vacinas para cada um dos estados-membros da UE. Para Portugal, vão ser atribuídas 6,9 milhões de doses da da vacina Astrazeneca, da Johnson & Johnson e Pfizer, cada uma, 4,5 milhões de doses e 1,8 milhão de doses da vacina da Moderna.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project