Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santa Cruz: Candidatos em ofensiva eleitoral com covid-19 no centro das atenções 04 Outubro 2021

A campanha eleitoral para as presidenciais de 17 de outubro em Santa Cruz, na ilha de Santiago, prosseguiu, esta segunda-feira, a todo vapor, com o tema covid-19 no centro das atenções. Os três candidatos (José Maria Neves, Carlos Veiga e Hélio Sanches), que estiveram em porta-a-porta nesse concelho, prometeram discutir junto do governo medidas no sentido de se reforçar a vacinação, retomar as atividades económicas, melhorar os serviços de saúde capazes de responder às necessidades do país e acelerar o processo de imunização da população cabo-verdiana.

Santa Cruz: Candidatos em ofensiva eleitoral com covid-19 no centro das atenções

Carlos Veiga contra contágio de covid-19

Segundo o mandatário para Santa Cruz, Liver Gomes, a candidatura apostou “fortemente” em contacto porta-a-porta para fazer chegar a sua mensagem e convencer os eleitores a votarem Kalu. Preocupado com a evolução da pandemia na ilha de Santiago, a comitiva aproveitou a ocasião para incentivar as pessoas quanto às medidas impostas pelo Governo e autoridades sanitárias para evitar a propagação e aumento de casos de covid-19 no concelho – pediu o cumprimento de distanciamento social, o uso de máscaras, a lavagem das mãos com álcool gel e a vacinação.

“Somos um grupo de 90 elementos que já encontra no terreno, mas devido à atual situação da pandemia que se vive no país, subdividimo-los em grupos de quatro a cinco pessoas para evitar a aglomeração e contaminação das pessoas, embora todos estejam já vacinados contra a covid-19”, sustenta o mandatário Liver Gomes.
Esta candidatura promete ainda, caso vença as eleições de 17 de Outubro, propor o reforço da vacinação em todo o país, criar condições para acabar com algumas restrições e para a retoma das atividades económicas.

De realçar que a representação de Carlos Veiga para Santa Cruz, além de contatos porta-a-porta realizados na localidade de Achada Laje e outras zonas do concelho, esteve, no período da tarde, em comício público em Salinas, para apresentação dos projetos que têm para Santiago Norte e Cabo Verde, em geral.

Hélio Sanches preocupado com a evolução da covid-19

Com a pandemia da covid-19 como sendo um dos temas de campanha eleitoral, a candidatura de Hélio Sanches, que percorreu esta segunda-feira várias localidades de Santa Cruz de Santiago, garantiu ao Asemanonline que, além das suas atividades agendadas, mostrou também a sua preocupação em relação à pandemia da covid-19 que tem “assolado” o país.

O seu mandatário Edson Ribeiro garantiu que a sua equipa tem passado não só a sua mensagem aos eleitores do concelho, como também tem incentivado as pessoas no sentido de manterem distantes uma das outras e de continuarem a respeitar as regras de segurança sanitárias, nomeadamente o uso de máscaras, lavagem das mãos e vacinação para evitar o contágio e a propagação da covid-19 em Santa Cruz.

“Caso sairmos vitoriosos no dia 17 de Outubro, vamos trabalhar junto do governo e autoridades centrais para reforçar as medidas de segurança contra a pandemia e criar mecanismos capazes de desenvolver a economia, designadamente retoma do turismo, incentivar e proteger as empresas e promover o emprego, sobretudo, ao nível da juventude”, aponta.

JMN aposta na retoma económica no pós-pandemia

Em declarações ao Asemanaonline, o mandatário de JMN em Santa Cruz, Virtolino Semedo, garantiu que se vencer as eleições vai reforçar e massificar a vacinação contra covid-19 par que se possa ter uma população imunizada.

A aposta forte vai ser sobretudo no pós pandemia, em que o candidato anunciou, caso seja eleito PR, trabalhar, em parceria com o governo, para mobilizar fundos, junto de parceiros, instituições financeiras e privados internacionais, para relançar a economia de Cabo Verde e criar mais emprego.

Face a tudo isto, a comitiva do «candidato a Presidente necessário» reforçou a sua ação no terreno, pedindo a todos a cumprirem as restrições impostas pelas autoridades sanitárias para combater a covid-19. “No terreno, temos incentivado sempre as pessoas no sentido de se evitarem aglomerações, para usarem máscaras, lavarem as mãos e cumprirem todas as medidas impostas pelas autoridades sanitárias. Contudo, se ganharmos as eleições do dia 17 vamos propor ao governo que faça cumprir, sobretudo junto de instituições públicas e privadas, as medidas que tomou para fazer face à covid-19 e reforçar a vacinação em todo o arquipélago», anunciou.

De salientar que nesta segunda-feira, os ativistas e apoiantes de José Maria Neves percorreram várias localidades de Santa Cruz em contactos porta-a-porta para divulgarem a plataforma eleitoral e pedir voto no referido candidato apoiado pelo PAICV.

Restantes candidatos ausentes

Entretanto, este jornal não conseguiu chegar à fala com representantes dos restantes candidatos - Casimiro de Pina, Joaquim Monteiro, Gilson Alves e Fernando Delgado - que estiveram, esta segunda-feira, ausentes da campanha eleitoral em Santa Cruz e Santigado Norte.
Celso Lobo/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project