INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 na América Latina, OMS declara Brasil novo epicentro — c.700 mil afetados 24 Maio 2020

Este sábado a OMS declarou o Brasil — a registar mais de trezentas e trinta mil infeções e mais de vinte e uma mil mortes — o novo epicentro do coronavírus, a culminar a semana em que os contágios aceleraram na América Latina. Ao maior país lusófono, seguem-se o Peru, com mais de cento e onze mil casos e 3.148 óbitos, o México 62.527, o Chile 61.857, Equador, Colômbia, R.Dominicana, Argentina, Panamá… todos na casa das dezenas de milhares. A região latino-americana aproxima-se dos 700 milhares de casos confirmados.

Covid-19 na América Latina, OMS declara Brasil novo epicentro — c.700 mil afetados

Os números de casos confirmados do novo coronavírus na América Latina contam-se em mais de 690 milhares. Estima-se ainda que a região terá um quinto do total mundial de 350 mil óbitos registados hoje (sábado, 23).

O colapso do sistema hospitalar do Brasil, do Equador — onde se contam mais de trinta e cinco mil infeções e 3.139 óbitos — repete-se um pouco por todo o subcontinente centro- e sul-americano. Vejam-se os casos mediáticos recentes: Covid-19 no Brasil: Prefeito de Manaus chora em direto, pede ajuda internacional, 16.mai; Covid-19 no Equador: Alba declarada morta afinal estava viva, 05.mai.

Arthur Virgílio, o autarca (Prefeito) de Manaus, capital do Amazonas, o Estado com "o triplo de mortes da média nacional" no "país mais flagelado" foi manchete mundial no dia 14, ao chorar indignado com a insensibilidade do presidente Bolsonaro que disse "Não sou coveiro" evitando assim falar sobre os números crescentes de óbitos.

Aliás, ontem foi autorizada a divulgação dum vídeo em que Bolsonaro se refere em termos insultuosos ao autarca Arthur Virgílio, que se dirigiu à ativista Greta Thunberg para tornar conhecida a "calamidade pública em Manaus" — Covid-19: no Brasil abre valas comuns — "O caso aqui é de absoluta calamidade pública", 23.abr.

Fontes: TV Globo/Worldometers. Foto do mapa mundial da Covid-19.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project