MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 nas Filipinas : Presidente Duterte disse "Disparem e matem quem desobedecer às regras" da quarentena 04 Abril 2020

O presidente filipino volta ao radar mediático em plena pandemia de coronavírus com este aviso: "Isto está a piorar e vocês têm de ouvir, as minhas ordens para a polícia e para os militares são de que disparem e matem quem põe vidas em perigo. Compreendido? Mortos. Eu enterro-vos".

Covid-19 nas Filipinas : Presidente Duterte disse

"Isto está a piorar e vocês têm de ouvir, as minhas ordens para a polícia, para os militares e também para os ‘barangay’ [forças da ordem dos governos locais] são de que se houver algum problema ou a situação se complicar, as pessoas entrem em confrontos e as vossas vidas ficarem em perigo, disparem e matem-nos. Está compreendido? Mortos. Em vez de vocês causarem problemas, eu enterro-vos".

Os filipinos já estão habituados aos excessos de linguagem do seu presidente — como quando disse que se o filho fosse drogado que o mandaria abater (ver links abaixo).

Muitos aplaudem-no quando se trata de combater o que Rodrigo Duterte considera ser o Mal, incarnado nos toxicodependentes, nos homossexuais…

Mas desta vez, a ordem é geral, é para quem violar as regras do estado de emergência instituído em Luzon.

Por isso, desde quarta-feira, os ativistas de direitos humanos têm-se multiplicado em declarações condenatórias enquanto que uma parte dos filipinos se espanta: "Está a brincar ou a falar a sério?"

Não é crime, a Constituição autoriza

A resposta veio hoje (6ªfª, 3) através do porta-voz da presidência filipina, Salvador Panelo, que é também o conselheiro jurídico de Duterte-

"O pronunciamento do presidente contra os que violarem as regras da quarantina tratados como inimigos do Estado não é crime, é um dever de preservação da vida".

Fontes: AFP/Twitter/ https://newsinfo.inquirer.net/1253398/palace-says-duterte-shoot-to-kill-order-not-a-crime-violence-allowed-for-self-preservation. Relacionado: Filipinas : Presidente Duterte no Japão escandaliza de novo ao tratar homossexualidade como "doença" que "curou" "com belas mulheres", 11.jun.019; Filipinas: "É flagrante a semelhança entre Marcos e Nixon e Duterte e Trump", diz jornalista que divide o seu tempo entre redação e tribunal como ré, 11.mai.019; Foto do Ano tematiza execuções sumárias na ‘guerra à droga’ do presidente filipino Duterte, 11.mai.019. Foto: Duterte, Putin e Trump na 2ª fila. Duterte tem sido apontado entre os politólogos como um "agente erosivo da democracia", na mesma linha de Bolsonaro, Trump, Putin.LS

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project