LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 no Brasil: Ministro da Saúde demite-se, só esteve 28 dias no cargo. 212.198 casos e 14.455 óbitos, Ceará é novo foco 16 Maio 2020

O ministro da saúde, Nelson Teich, anunciou hoje (sexta-feira 15) o seu pedido de demissão do cargo de que tomou posse no dia 17 de abril. Assim como o seu antecessor, Luiz Mandetta, que se demitiu ao fim de 16 meses marcados por várias colisões com Bolsonaro, Teich também entrou em choque com o presidente sobre as medidas para combater o coronavírus.

Covid-19 no Brasil: Ministro da Saúde demite-se, só esteve 28 dias no cargo. 212.198 casos e 14.455 óbitos, Ceará é novo foco

Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre o uso generalizado da cloroquina no tratamento da doença causada pelo vírus.

Bolsonaro levou avante, contra o parecer do ministro, uma proposta para permitir a aplicação do fármaco desde o início do tratamento da Covid-19.

O presidente, como revelou há semanas a imprensa indiana, escreveu ao chefe do governo da Índia a pedir cloroquina (Covid-19: Índia revela que Bolsonaro invocou deus hindu em carta a Modi a pedir cloroquina, 09.abr).

Outro ponto de discordância foi o decreto de Bolsonaro que incluiu salões de beleza, barbearias e academias de ginástica entre as atividades essenciais no período da pandemia.

Mais outro ponto de discórdia foi o plano com diretrizes para a saída do isolamento, com o presidente a permitir uma flexibilização mais imediata e mais ampla do que a defendida pelo ministro que é médico oncologista.

Mais um militar

O ministro — que é o 9º a demitir-se em 16 meses da presidência de Bolsonaro — já tem substituto interino: um general que é o número dois no Ministério da Saúde.

A imprensa brasileira de referência analisa que o presidente, ex-capitão do exército, está a conseguir o que sempre quis: reforçar a presença militar no palácio do Planalto.

Ceará : 1.556 óbitos, 23 mil casos

A capital Fortaleza, regista 1.137 óbitos e 14.690 casos confirmados.

O Estado nordestino é agora, segundo a Globo noticia no final desta sexta-feira, o segundo Estado com mais óbitos.

Fontes: Agência Brasil/Globo/Folha de SP/Worldometers/Ceará Agora. Foto: Nelson Teich, oncologista que tomou posse do Ministério da Saúde em 17 de abril sai hoje (6ªfª, 15).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement