LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 no Brasil: Prefeito de Manaus chora em direto, pede ajuda internacional 16 Maio 2020

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Netto, teve ontem (5ªfª, 14) resposta ao apelo que fez à ativista Greta Thunberg para ajudar a Amazónia. "A Amazónia precisa da nossa ajuda", dizem a adolescente e outros jovens num vídeo em que descrevem o colapso do sistema de Saúde local e pedem aos países que já saíram do pico da pandemia de Covid-19 para ajudarem Manaus.

Covid-19 no Brasil: Prefeito de Manaus chora em direto, pede ajuda internacional

Em Manaus, capital da Amazónia, o Edil mandou abrir valas comuns: "O caso aqui não é de emergência. É de absoluta calamidade pública", disse Arthur Virgílio.

O Brasil tem mais de 212 mil casos confirmados e quase 15 mil óbitos é já o 6º país mais flagelado pela doença do novo coronavírus, mas "o Estado do Amazonas tem os piores números do país" segundo o UOL, "com o triplo de mortes da média nacional".

O prefeito Arthur Virgílio ouvido esta sexta-feira voltou a referir o número de pessoas que em Manaus estão a morrer "em casa, porque procuraram a rede de saúde e não foram atendidas". Agora atingem os 39,5% os que não conseguem ser tratados no sistema de saúde sobrecarregado, referiu o autarca do PSDB, partido de direita.

Chorou em direto após Bolsonaro dizer "Não sou coveiro"

Crítico da gestão da crise pandémica, Arthur Virgílio não hesita na hora de defender as causas em que acredita.

Há duas semanas, não poupou nas críticas ao presidente: "Queria dizer para ele (Bolsonaro) que tenho muitos coveiros que adoeceram. Alguns em estado grave, Tenho muito respeito pelos coveiros. Não sei se ele serviria para ser coveiro. Talvez não servisse. Tomara que ele assuma as funções de verdadeiro presidente da República. Uma delas é respeitar os coveiros". Terminou com a voz embargada, a chorar, como relata o jornal A Folha.

Fontes: Citadas/Globo/CNN. Autarca de Manaus chora ao defender os coveiros.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project