INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 no Lesotho: Último país de África a confirmar 1º caso 13 Maio 2020

O Lesotho confirmou hoje (4ªfª, 13) o seu primeiro caso de infeção por coronavírus, importado por um dos trabalhadores de regresso da vizinha África do Sul. Dos 597 testes realizados, enviados para um laboratório da África do Sul, 295 deram negativo e 301 estão pendentes.

Covid-19 no Lesotho: Último país de África a confirmar 1º caso

O reino do Lesotho delimitado no seu todo pela República da África do Sul — onde se registam hoje 11.350 casos, 206 dos quais mortais, manteve-se até agora livre da doença, enquanto todos os países africanos resistentes iam cedendo.

Hoje o ministro da saúde anunciou que o Lesotho é o último país de África a registar o seu primeiro caso de Covid-19.

Era esperado que o país não ia continuar imune dados os movimentos frequentes de habitantes a deslocar-se, entre eles "centenas de milhares de trabalhadores" na África do Sul — onde se registam hoje 11.350 casos, 206 dos quais mortais.

Desde fins de março a África do Sul fechou as fronteiras e, em abril, o Lesotho proibiu as saídas e entradas. Mas muitos "trabalhadores essenciais" puderam continuar a circular entre os dois países.

O ministro das Finanças, Moeketsi Majoro, pediu aos que trabalham na África do Sul e Arábia Saudita para não regressarem por enquanto ao país. Lembrou a esses trabalhadores que o Lesotho tem um Sistema de Saúde muito frágil, dependente da África do Sul para quase tudo, a começar pelos testes de despiste da Covid-19.

Fontes: BBC. Foto: O estado de emergência foi declarado no país desde 17 de abril. A omnipresença do exército na vida quotidiana dos lesothianos tem desde então sido criticada como uma manobra do primeiro-ministro Thomas Thabane, pressionado para se demitir por estar envolvido no homicídio da primeira esposa e de que a atual esposa foi já acusada.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project