INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 nos EUA: 100 mil óbitos, 200 tacadas de Trump no golfe contadas no dia em que anuncia "Deixei de tomar hidroxicloroquina" 26 Maio 2020

No mesmo dia em que a OMS anunciou a suspensão temporária dos ensaios com o controverso fármaco antimalárico no tratamento da Covid-19, o presidente Donald Trump — que tem vindo a promover as (hidroxi)cloroquinas e na semana passada anunciou estar a tomá-la preventivamente — afirmou "Terminei, já terminei" e acrescentou: "Como vê ainda estou por cá", a desvalorizar as alegações sobre os perigos do fármaco.

Covid-19 nos EUA: 100 mil óbitos, 200 tacadas de Trump no golfe contadas no dia em que anuncia

A onda ameaçadora da Covid-19 — na foto representada por um potente espirro captado em laboratório — continua em força nos Estados Unidos que é o país mais afetado com mais de 1,7 milhão de contágios e 99.937 óbitos.

A imprensa dos Estados Unidos destaca que enquanto o "o país enfrenta a terrível pandemia", o presidente é visto a jogar golfe no seu campo privado. O escrutínio é tal que chegaram a contar um total de duzentas tacadas na bola rumo ao buraco no relvado.

OMS: Temos de fazer uma pausa

A semana passada a revista médica britânica Lancet publicou um estudo com acreditação científica, em que se demonstra que o uso do fármaco antimalárico causou problemas cardíacos a doentes de Covid-19 e aumentou o seu risco de óbitos.

Esta segunda-feira, 25, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, invocou esse estudo para justificar "a pausa temporária" nos testes clínicos das hidroxicloroquina e cloroquina.

Tedros explicou que a OMS assim decidiu no sábado, durante a reunião com o grupo executivo da "Solidarity/Solidariedade", que está a conduzir os testes experimentais. A "pausa temporária" vai permitir fazer a avaliação de todos os passos dados até aqui, com vista a uma decisão sobre a continuação ou não do uso das hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento da doença do novo coronavírus.

Fontes: NY Times/ Washingotn Post/LA Times. Relacionado: Covid-19 e cloroquina: Sem base científica Bolsonaro decreta uso ampliado com autorização do paciente —Trump que tem ações na Sanofi revela: "Tomo hidroxicloroquina", 22.mai.020.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project