ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 nos EUA: Economia é prioridade — "Há um custo humano, mas o país tem de voltar ao trabalho já", diz Trump 06 Maio 2020

Trump assume o custo em vidas que a abertura imediata da atividade económica vai trazer: "Nada é perfeito. Sim, algumas pessoas vão ser afetadas", "sim, algumas pessoas vão ser extremamente afetadas. Mas temos de ter o país a trabalhar e tem de ser já", disse ontem (3ªfª, 5) ao anunciar que o comité de Saúde terminou a sua missão.

Covid-19 nos EUA: Economia é prioridade —

O presidente do país com o maior número de infeções e de óbitos pelo coronavírus (registam-se na manhã de 4ªfª, 6, mais de 1,238 milhão de casos de contágio e mais de 72 mil óbitos) assinalou a mudança do foco Saúde para o foco Economia, ontem, durante a visita a uma fábrica em Phoenix, Arizona, a sua primeira deslocação ao fim de mais de um mês fechado na Casa Branca, com conferências de imprensa diárias.

"Mike Pence e a sua equipa fizeram um trabalho magnífico", disse Donald Trump aos jornalistas. "Mas agora temos de fazer de uma maneira um pouco diferente, que é a segurança e a abertura. Aqui vamos ter um grupo diferente, provavelmente criado só para isso".

O presidente não deixou passar a ocasião para rebater as críticas, como a de estar a sacrificar a saúde dos americanos nesta abertura precipitada da economia em ano de eleição presidencial.

Os democratas "só querem ver a política do combate ao coronavírus a falhar para poderem ganhar as eleições", afirmou Trump. Como em outras instâncias, o presidente americano mostra-se pouco preocupado em politizar a pandemia em curso.

Boas e más novas

Boas, primeiro. Baixou o número de casos nos Estados de Nova Iorque — o mais afetado, com quase um terço (28%) do total nacional —, Califórnia, Flórida, Louisiana, Massachusetts, Michigan e New Jersey, que há um mês contavam 60 por cento de casos de coronavírus no país.

Mas como não há bem que sempre dure, têm crescido os casos nos demais 43 Estados, segundo analisa o Washington Post esta quarta-feira.

...
Fontes: BBC/Washington Post/NY Times.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project