INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

40 mil casos diários de Covid na Alemanha: 78% de internados na UCI em Leipzig tinham recusado vacina 10 Novembro 2021

Os médicos do hospital universitário de Leipzig lançaram o alerta: uma quarta vaga vem aí e este inverno podem morrer cem mil pessoas vítimas de Covid só nessa região oriental da Alemanha, que é uma das mais atingidas pela pandemia.

O epidemiologista Christian Drosten, tido como um dos mais prestigiados da Alemanha, descreveu à Deutsche Welle o que considera ser uma situação de real emergência com o total de 40 mil casos diários registados esta quarta-feira.

Na semana passada, o ministro da Saúde perante o recorde (34 mil infeções diárias na última 4ª fª, 03) tocava o alarme da "pandemia de 16 milhões de alemães não-vacinados".

Os médicos intensivistas do Hospital Universitário de Leipzig temem a quarta vaga que chega com o frio. Dos dezoito pacientes da ala Covid, entre os catorze não-vacinados está uma mulher na casa dos vinte anos que deu à luz uma bebé saudável. Mas sobre a jovem mãe dizem: "Ainda não sabemos se ela vai conseguir. Tem a vida por um fio".

Taxa semanal é o dobro do país

Leipzig, região da Saxónia, tem uma taxa semanal de 4590 casos (por milhão), o dobro do país que é de 2320. Também o desempenho na vacinação é o mais baixo na Alemanha. Apenas 57% da população está imunizada.

"Está a ser muito difícil ter o pessoal de saúde motivado para tratar este tipo de pacientes", diz o professor Sebastian Stehr, diretor do departamento de Epidemiologia. "Uma boa parte da população ainda subestima o problema".

Mesmo se nesta altura "a maior parte das pessoas conhece alguém que já teve Covid, e por isso deviam estar informados sobre o risco de infeção", não é isso que está a acontecer e "todos os dias temos tantos pacientes", só "porque não estão vacinados", lamenta o professor Sebastian Stehr.

Fontes: Sk News/TV5Monde/BBC/DW.de. Relacionado: 34 mil casos/dia: Alemanha aperta com não-vacinados por trás da nova epidemia de Covid — OMS: Europa é novo epicentro, 04.nov.021. Foto(Getty): Ala do hospital de Leipzig, Saxónia, no leste alemão, onde 14 em 18 internados na UCI são vacino-céticos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project