INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid no Japão: Governo suspende programa de promoção do turismo interno 16 Dezembro 2020

O Japão proíbe viagens entre concelhos e decreta que de hoje até ao dia 11 do próximo mês fica suspensa a campanha pró-turismo de nacionais. A quadra festiva "do fim do ano e início do próximo tem de ser aproveitada para combatermos a progressão dos casos de Covid-19, em especial os hospitalizados que hoje atingem o número recorde de três mil", disse em conferência de imprensa na segunda-feira, 14 o primeiro-ministro Suga.

Covid no Japão: Governo suspende programa de promoção do turismo interno

A "Campanha Viajem (no país)", acompanhada de uma verba de 16 milhões de dólares, foi concebida como um grande estímulo à economia nipónica, para os períodos de feriados longos, como o ’Bon do Verão’, que permitem ao residente nas grandes metrópoles fazer turismo, visitar a terra de origem e ou onde vivem os parentes.

Concebido para o início de agosto, por ocasião do ’Bon do Verão’, houve apelos dos governos regionais contra o seu arranque dado que se registava uma segunda vaga de casos de coronavírus. Mas a vontade do governo central, liderado por Shinzo Abe, prevaleceu.

Agora, quatro meses depois, o governo de Suga ante o crescente número de casos — mais de 177 mil infeções e duas mil, quinhentas e cinquenta e duas mortes — manda suspender a campanha, ante a ameaça de acionar o alerta vermelho quando a área metropolitana de Tóquio está sob alerta laranja, relativo aos cuidados hospitalares disponíveis para os infetados.


Letalidade: Japão de 8 para 20, Cabo Verde de 34 para 179

O Japão tem os números acima referidos. Está pois muito melhor posicionado que Cabo Verde no mapa mundial de infeções e óbitos e taxa de letalidade. Mas a luta para evitar o colapso do sistema hospitalar é mais urgente no Japão com recordes de longevidade e de centenários, dado que os idosos são mais vulneráveis à Covid.

O nosso país regista mais de onze mil infeções (11.357 até 2ª fª, 14) e cento e dez óbitos, com uma taxa de letalidade de 179 — medida em número de óbitos por milhão de habitantes.

Fontes: Japan Times/Reuters... Fotos (AFP, JIJI): 1. Cinco meses após o arranque da promoção ao turismo nacional em tempos de pandemia, o Japão manda suspender tudo entre dezembro e janeiro. 2. Tóquio está sob ’Alerta de propagação da infeção’ desde 2ªfª,14.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project