INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid nos EUA: Governos estaduais realocam c.500 mil vacinas sobrantes nos lares 07 Fevereiro 2021

Vacinadas estarão, segundo o CDC, nove por cento da população, que corresponde ao primeiro grupo prioritário. Começam a ser partilhadas com o público em geral um grande número de doses de vacina — das quais já se contam cerca de 500 mil — que sobraram após a vacinação do grupo prioritário.

Covid nos EUA: Governos estaduais realocam c.500 mil vacinas sobrantes nos lares

Agora vem outra etapa, a redistribuição ao público do que sobrou após a administração das 36.819.212 vacinas, que o governo federal tinha entregue aos Estados para a imunização do grupo prioritário dos idosos em lares e seus cuidadores.

A maior parte dos Estados estão, segundo o Washington Post de hoje (sábado, 6), a aderir a esta iniciativa que visa continuar a dar proteção vacinal ao máximo possível de cidadãos, concluído o programa para a proteção aos mais vulneráveis, como planeado ainda sob a administração Trump.

O programa de vacinação foi objeto de críticas, devido à lentidão com que decorria. Mas as contas tinham sido mal feitas, constatou-se agora. O poder federal tinha distribuído ao grupo mais vacinas do que era necessário.

Isso está no relatório final entregue na segunda-feira pelas gigantes farmacêuticas CVS e Walgreens, encarregues da administração das vacinas nos lares de idosos.

Sucesso das vacinas Pfizer e Moderna

As entidades envolvidas não têm dúvida de que as vacinas Pfizer e Moderna se revelam "eficazes em 95% dos casos" em evitar que a doença agrave nos doentes idosos. Esperam-se, todavia, mais dados para saber o seu efeito na redução das infeções no grupo de idosos, lê-se no site do CHPE-Centro para a Avaliação de Longo Prazo das Políticas de Saúde.

Números ainda por conferir

Fontes diferentes, números a conferir. Segundo o CDC — entidade que supervisiona o surto panémico — informa no seu site, o governo federal entregou 58.380.300 aos Estados para vacinarem o grupo prioritário. 36.819.212 terão sido administradas: a 28.909.497 pessoas que receberam "uma ou mais doses" e a 7.503.864 pessoas que receberam "duas doses".

Fontes: Washington Post/Sites institucionais referidos. Foto: As gigantes farmacêuticas CVS e Walgreens garantem que completaram a administração das vacinas nos lares de idosos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project