É de recordar que foi em Novembro de 2017 que ela editou o seu primeiro disco “Folclore”, onde ela explora os ritmos tradicionais, em especial a morna e a coladeira, bem como se aventura pelo fado, numa composição “Sou Crioula” com letra do escritor José Eduardo Agualusa e música de Ricardo Cruz, produtor que já trabalhou com artistas de renome do fado Português como Mariza, Dulce Pontes e António Zambujo.
Há também uma incursão por ritmos brasileiros, nomeadamente o samba, no tema “Berço d’Morabeza” escrito por João Carlos Silva, com música de Anísio Rodrigues.
O disco tem ainda composições de autores que dispensam apresentação, mas aos quais Cremilda Medina se orgulha de dar voz. São os casos de Morgadinho, Paulino Vieira, Manuel d’Novas, Ti Goi, Antero Simas e muitos outros.
Cremilda Medina nasceu e cresceu na ilha do Monte Cara, São Vicente, Cabo Verde e desde criança que a música faz parte da sua vida. A morna, rainha dos estilos musicais da Música Tradicional de Cabo Verde, é a estrela guia de Cremilda.