NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Criada Comissão do Património Subaquático para assessorar Governo na implementação de políticas públicas para o sector 18 Abril 2019

O presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Hamilton Jair Fernandes, vai presidir a Comissão do Património Subaquático, que tem como objectivo assessorar o Governo na implementação de políticas públicas relativas ao património cultural subaquático.

Criada Comissão do Património Subaquático para assessorar Governo na implementação de políticas públicas para o sector

A comissão, constituída por uma equipa multissectorial, que abrange a Policia Marítima e Judiciara, a Guarda Costeira, investigadores, académicos e instituições que lidam com o turismo, economia e o património, foi empossada na tarde desta quarta-feira,17, pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

A cerimónia teve lugar no Centro Cultural da Cidade Velha, no município de Ribeira Grande de Santiago, no quadro da V Jornada Transnacionais de Trabalho: “A conservação do património submerso” do projecto Margullar.

Segundo indica a Inforpress, a Comissão tem como papel, assegurou o seu presidente, inventariar e identificar os patrimónios subaquáticos e ainda criar mecanismos de defesa e protecção e de investigação.

“O que se vai fazer é inventariar e tentar maximizar todos os dados que o IPC tem em posse, as universidades e o Arquivo Nacional para podermos fazer o mapeamento desses bens patrimoniais subaquáticos em Cabo Verde e, posteriormente, passarmos a elaboração de um plano de acção que será apresentado ao Governo” avançou.

As principais linhas orientadoras deste plano devem obedecer às diretrizes macro, isto é, a Convecção da Unesco para a salvaguarda do património cultural subaquático e a legislação cabo-verdiana referente a matéria, indicou.

“Dentro deste plano há três aspetos importante de observar, que será a sensibilização e envolvimento da comunidade, componente formativa para a comunidade, para os técnicos, mas também para os académicos, e o terceiro ponto é a potencialização de todo esse legado com a criação de roteiros turísticos e náuticos”, indicou a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project