REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Criador do antivírus McAfee achado morto na sua cela 24 Junho 2021

John McAfee, fundador da empresa de antivírus informáticos que leva o seu nome, foi, nesta quarta-feira, encontrado morto na sua cela. Horas antes a justiça espanhola autorizara a sua extradição para os Estados Unidos donde fugiu o ano passado para evitar a prisão por evasão fiscal. Aparentemente foi suicídio, segundo o diário ’El País’.

Criador do antivírus McAfee achado morto na sua cela

O anglo-americano John McAfee, de 75 anos, o polémico empresário — doutorado em informática, segundo algumas biografias; ou segundo outras fontes, doutor honoris causa do Roanoke College — tinha sido detido em outubro no aeroporto de Barcelona e estava na prisão de Sant Esteve Sesrovires a aguardar a extradição.

Entre os principais crimes — que lhe foram imputados ao longo dos últimos anos —constam o tráfico de estupefacientes, a posse ilegal de armas, burla com criptomoeda e fuga ao fisco. Desde 2010 esteve várias vezes preso em Belize, onde viveu até 2013, e Estados Unidos.

"Procurado" na lista Interpol, foi detido a 6 de outubro transato. Aguardava na cadeia a decisão judicial sobre o pedido do Departamento de Estado dos EUA.

Um vírus para destruir

Foi nos anos de 1980 que um acontecimento mudou o rumo do ex-funcionário da NASA, da Computer Sciences Corporation e então a trabalhar na aeroespacial Lockheed. John obteve uma cópia do vírus Brian e tentou criar outro para o destruir.

Em 1987, John McAfee cria a McAfee Associates, a empresa de antivírus informáticos. Dois anos depois, sai da Lockheed e começa a trabalhar a tempo inteiro como empresário em Santa Clara, Califórnia.

A McAfee Associates instala-se em 1992 no Estado de Delaware, como paraíso fiscal. Dois anos depois, John deixa a empresa.

Nos anos seguintes, John aventura-se por várias áreas empresariais, desde os aplicativos de smartphone, criptomoeda, ioga ou antibióticos vegetais.

Pré-candidato presidencial pelo Partido Libertário em 2016 e 2020, não conseguiu a nomeação.

Pior do mundo

O antivírus informático com o seu nome apenas mudou a designação em 2014, vinte anos depois de John McAfee ter deixado a empresa. O presidente da Intel, proprietária do McAfee, anunciou o novo nome: Intel Security9.

John McAfee expressou o seu contentamento com a decisão que o dissociava do "pior antivírus informático do mundo".

Fontes: El País/ The Economic Times. Foto (Getty): John McAfee, na lista Interpol por vários crimes financeiros e fiscais, foi detido em outubro no aeroporto de Barcelona. Suicidou-se em 23 de junho na prisão de Sant Esteve Sesrovires, quando soube que ia ser extraditado para os EUA onde ia enfrentar uma pena de trinta anos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project