MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Criança ’passeia’ na fachada de 5º piso — Desafio inciente à morte 11 Janeiro 2020

Criança ’passeia’ na fachada de 5º piso — Desafio inciente à morte

A criança vista a ’passear’ toda animada pela fachada do quinto piso de um prédio terá três?, quatro anos. É um aterrador momento para quem vê. Um turista que captou a cena num prédio de apartamentos na Playa Paraíso, em Santa Cruz de Tenerife, no primeiro fim-de semana de 2020, publicou o vídeo na página ’I Love Tenerife’ no Facebook.

A publicação — que na quarta-feira, 8, já contava já com largas dezenas de milhares de partilhas e foi retomada pelos mass-media, como o https://www.dailymail.co.uk/news/article-7861031/Toddlers-death-defying-walk-tiny-ledge-Tenerife-tower-block.html — capta o momento em que a criança se encontra animada a passear no estreito passadiço entre o parapeito da janela e a varanda no exterior do quinto piso de um prédio.

Ao vídeo partilhado, o turista juntou a informação de que os pais estavam a tomar banho enquanto a filha corria tão grande perigo. Mas a factualidade dessa informação ainda está por confirmar.

O vídeo arranca no momento em que a menina está já do lado de fora da janela do apartamento. Com a mão esquerda apoiada à parede, ela percorre esse espaço no limiar do vácuo. Chega à varanda e senta-se no varandim. O espectador, que espera vê-la entrar na varanda, está a começar a respirar de alívio.

Mas não! Ela levanta-se e recomeça. Refaz o percurso em sentido inverso, agora a uma velocidade maior, sem se apoiar, confiante no caminho agora conhecido … e no último instante quase que lhe falha o passo.

Respiração suspensa, vemos que ela consegue equilibrar-se e agarrar-se à janela. Tão grande perigo e tanta sorte. A inciência em ação, numa façanha que podia ser mortal.

Respiração suspensa, vemos que ela consegue equilibrar-se e agarrar-se à janela. Tão grande perigo e tanta sorte. A inciência em ação, numa façanha que podia ser mortal.

A publicação tem recebido inúmeros comentários por parte dos utilizadores do Facebook sobre a (ir)responsabilidade dos pais desta criança — que, como dizemos a partir do arquipélago marcaronésico vizinho, deve ter um anjo da guarda que não se descuida.

Fase exploratória da vida tem tantos perigos

A criança começa a andar … abre-se uma nova etapa na conquista do mundo à sua volta. Tanta coisa a descobrir. E junto vem uma multitude de perigos, que desafiam a capacidade de prevenção de quem tem a responsabilidade de cuidar da criança.

Diz a sabedoria popular que "Jesus é antes da queda". Entenda-se: temos de ser preventivos em relação aos perigos que esperam a criança à nossa guarda. A janela está a um metro do solo. Pensa que não representa perigo? Pense duas vezes: e se a criança puxar uma cadeira para subir? Aluga-se um apartamento de férias e vai logo escolher o único que tem o passadiço entre a janela e a varanda?!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project