INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Crise diplomática após comunicado de EUA sobre Tiananmen que China condena como ingerência 05 Junho 2019

Pequim foi contundente em reprovar a “afronta ao povo chinês” através da “ingerência” americana após o comunicado em que, na segunda-feira, 3, Mike Pompeo “honra a memória dos herois que há 30 anos lutaram pelos direitos do povo da China à democracia, liberdade de expressão e justiça social”. O secretário de Estado americano exortou ainda as autoridades chinesas a China a publicar o número real de vítimas mortais no “Massacre de Tiananmen”.

Crise diplomática após comunicado de EUA sobre Tiananmen que China condena como ingerência

No atual contexto da guerra económica China-Estados Unidos, as palavras da administração americana são pólvora e as autoridades em Pequim revidaram na mesma moeda, com a frente diplomática a emitir alertas sugerindo que o país de Trump é hostil à China.

A página oficial do governo chinês, refere o diário Deutsche Welle, colocou à meia-noite local (menos 9 H em Cabo Verde) um aviso dirigido aos chineses que pretendam visitar os Estados Unidos sobre a possibilidade de "virem a ser vítimas de assédio moral pela polícia de fronteira".

O inglês Telegraph também noticia que o ministério chinês do Turismo alertou, na mesma terça-feira, os viajantes sobre as altas taxas de criminalidade (roubos, assaltos e tiroteios).

Recorde-se que no fim de semana último, o governo chinês falou pela primeira vez do que aconteceu para assumir que foi "a decisão correta", como reportu o ’South China Morning Post’, retomado por vários ’media’ de referência internacional.
— -
Fontes: Referidas/BBC/Washington Post. Foto: Manifestantes no Largo do Senado em Macau, por ocasião do 30º ano de Tiananmen. Macau e Hong Kong são os únicos lugares seguros para fazer a vigília em memória dos mortos em Tiananmen, dizem os media internacionais.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project