LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Crise pós-eleitoral na Guiné-Bissau : JOMAV RECUSA SIMÕES PEREIRA E PEDE AO PAIGC OUTRO NOME PARA PRIMEIRO-MINISTRO 20 Junho 2019

O Presidente da República, José Mário Vaz, recusou hoje o nome de Domingos Simões Pereira, indicado para Primeiro-ministro pelo partido (PAIGC) vencedor das eleições legislativas de 10 de março e pediu aos libertadores que enviem outro nome para o cargo de Primeiro-ministro.

Crise pós-eleitoral na Guiné-Bissau : JOMAV RECUSA SIMÕES PEREIRA E PEDE AO PAIGC OUTRO NOME PARA PRIMEIRO-MINISTRO

Segundo jornal O Democrata apurou junto de uma fonte do gabinete do líder do PAIGC que o partido recebeu uma correspondência [com data de 18 de junho], enviada da Presidência da República na manhã desta quarta-feira, 19 de junho de 2019, na qual o Chefe do Estado evocou seus poderes constitucionais para recusar o nome de Domingos Simões Pereira sem, no entanto, avançar mais pormenores.

Conforme a mesma nossa fonte, o Presidente José Mário Vaz terá pedido aos libertadores o envio de outro nome para a função de Primeiro-ministro. A fonte informou igualmente que a direção do partido convocará uma reunião da Comissão Permanente para analisar a situação antes de uma resposta à carta da Presidência da República.

“Enquanto Presidente da República e nesta qualidade, fazendo jus aos poderes constitucionais que se me reservam, declino a proposta de nome enviado pelo vosso partido para a nomeação ao cargo de primeiro-ministro. Em consequência, considerando que o vosso partido é o que detém o maior número de deputados na Assembleia Nacional popular tal como foi referenciado na nota imediatamente anterior a esta, pedir, por via desta, em alternativa a vossa proposta anterior, a indicação de outro nome a ser designado para as funções do Primeiro-ministro”, lê-se na carta de resposta do Presidente José Mário Vaz, datada de 18 de junho e que deu entrada hoje, 19 de junho, no gabinete do líder do PAIGC.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project