INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Crise russo-ucraniana: Moscovo, Kyiv veem "sinais positivos" na investida diplomática de Macron, mas forças russas continuam a aproximar-se 11 Fevereiro 2022

A longa reunião entre os dois presidentes deu "sinais positivos", noticiou na quarta-feira, a imprensa oficial russa, dois dias depois do encontro em Moscovo de Macron e Putin e um dia depois do encontro Macron-Zelensky em Kyiv (foto). Nesta quinta-feira, imagens do aparato militar perto da fronteira russo-ucraniana correm mundo e especula-se que podem ser "bluff’ do Kremlin. Mas a França entende que "a investida diplomática de Macron foi útil" e "ninguém esperava mais do primeiro encontro".

Crise russo-ucraniana: Moscovo, Kyiv veem

As fórmulas diplomáticas, no pós-reuniões em Moscovo e Kyiv, expressas em "sinais positivos", "continuamos juntos a discutir intensamente as soluções" e similares resultam afinal em muito pouco para as expectativas de quem acompanha a situação. Sobretudo os ucranianos que começam "a treinar para a guerra" perante o que veem como a "iminente invasão russa".

Afinal, embora Putin esteja a negar qualquer intenção de invadir a Ucrânia, a tensão parece estar a subir em vez do oposto, a crer nos cem mil soldados e todo o aparato militar russo a crescer junto à fronteira russo-ucraniana.

A jogada dialética de Putin entrevê-se no aviso, subtil na terça-feira, dia seguinte à reunião com Macron.

Segundo Putin, a Europa arrisca entrar num conflito maior caso apoie a Ucrânia na sua pretensão de aderir à Nato e de recuperar pela força a Crimeia — que a Rússia anexou em 2014.

Fontes: AFP/Sputnik/Le Figaro/Euronews/BBC/NY Times. Relacionado: Macron em Moscovo para "evitar a guerra" russo-ucraniana — "Europa tem de saber que essa guerra não tem vencedores", avisa Putin, 08.fev.022. Fotos: Encontro de Macron na terça-feira com o presidente Volodymyr Zelensky, na capital ucraniana. Mapa do dispositivo militar russo a crescer junto à fronteira russo-ucraniana.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project