INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Crise secessionista catalã no Reino de Espanha: Polícia prende Puigdemont na fronteira Alemanha-Dinamarca 25 Mar�o 2018

O mandado Europol emitido na antevéspera por Madrid sobre o exilado ex-presidente da Catalunha acaba de ser cumprido, domingo 25, pela Alemanha. Ao cruzar a fronteira entre a Alemanha e a Dinamarca vindo de Helsínquia onde teve encontros com parlamentares e universitários, Carles Puigdemont foi detido pela polícia alemã.

Crise secessionista catalã no Reino de Espanha: Polícia prende Puigdemont na fronteira Alemanha-Dinamarca

O primeiro anúncio público da detenção foi dado no Twitter do advogado Jaume Alonso-Cuevillas: "O Presidente Charles Puigdemont foi detido na Alemanha quando atravessava a fronteira da Dinamarca para se dirigir à Bélgica vindo da Finlândia". De seguida, foi Sandrine Morel, porta-voz do partido de Puigdemont, a repetir a informação.

Pouco depois a AFP escrevia que Carles Puigdemont "foi detido hoje às 11H19 (menos três horas em Cabo Verde) pela polícia da fronteira rodoviária, em Schleswig-Holstein", citando um porta-voz da polícia alemã.

Carles Puigdemont saiu da Bélgica para a Finlândia na quinta-feira 22, a convite de parlamentares e da Universidade de Helsínquia. Nesta, participou em atividades universitárias, incluindo uma palestra, cuja foto foi publicada no site, neste sábado mas sem precisar a data efetiva.

A surpresa acompanha esta notícia da detenção do ex-presidente catalão, que desde que está exilado na Bélgica, saiu em dezembro para a Suiça e em janeiro para a Dinamarca. Então, tudo decorreu na maior tranquilidade apesar do mandado Europol emitido por Madrid, então também ativado.

O exílio dos seis dirigentes catalães, refugiados em Bruxelas, começou em outubro, pouco depois da proclamação simbólica da independência pelo Parlamento Catalão. O governo de Rajoy reagiu à independência catalã com medidas que suspenderam a autonomia e levaram à consequente centralização em Madrid do governo da província.

Fontes: Le Monde/BBC/DE.de/Yle.fi/outras referidas. Foto de Puigdemont a palestrar neste fim de semana, em data não-definida entre 22 e 24, na U. de Helsínquia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project