INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Crise secessionista catalã no Reino de Espanha: Puigdemont sob mandado Europol arrisca ser detido na Finlândia 25 Mar�o 2018

A polícia finlandesa anunciou sábado, 24, que se disponibiliza a cumprir o mandado europeu que impende sobre o exilado ex-presidente da Catalunha, "caso o encontre" no país. Carles Puigdemont saiu da Bélgica para a Finlândia na quinta-feira 22, a convite de parlamentares e Universidade de Helsínquia.

Crise secessionista catalã no Reino de Espanha: Puigdemont sob mandado Europol arrisca ser detido na Finlândia

“A Finlândia recebeu um mandado de detenção europeu para um cidadão europeu que está de visita à Finlândia. Este caso será tratado em conformidade com a lei da extradição”, lê-se no comunicado do NBI, entidade responsável pelas questões de extradição, divulgado na manhã de sábado.

Contudo, a autoridade finlandesa, que diz desconhecer o paradeiro de Puigdemont, "só atuará quando receber todas as informações que solicitou à autoridade espanhola", disse o responsável das questões de extradição, Hannu Kautto.

Como explicou Hannu Kautto, a Finlândia contactou o homólogo espanhol para obter mais informações sobre o mandado que Madrid emitiu, nesta sexta-feira, 23, contra seis dirigentes independentistas envolvidos na tentativa secessionista da Catalunha.

E se até à hora de saída de Puigdemont, "as informações não tiverem chegado, a Finlândia deixa de ter qualquer responsabilidade na extradição", afirmou Kautto.

Jogo do gato e do rato?

Na mesma linha, o deputado Mikko Karna, que convidou o exilado ex-presidente da Catalunha, disse à imprensa que desconhece o destino de Puigdemont depois do encontro no parlamento.

O advogado espanhol de Puigdemont falou com a imprensa espanhola para anunciar que o seu constituinte estaria disposto a entregar-se às autoridades de Helsínguia, como escreve em manchete o diário La Vanguardia.

Carles Puigdemont saiu da Bélgica para a Finlândia na quinta-feira 22, a convite de parlamentares e da Universidade de Helsínquia. Nesta, tinha agendada uma palestra.

Fontes: Lexpress/BBC/Sputnik/Yle.fi/outras referidas. Foto de Puigdemont a palestrar neste sábado na U. de Helsínquia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project