INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Crise secessionista no reino de Espanha: Puigdemont candidata-se a eurodeputado — Supremo autorizou anulando decisão da CNEE 07 Maio 2019

O ex-presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, exilado na Bélgica e fugitivo à justiça espanhola, pode candidatar-se ao parlamento europeu nas eleições do próximo dia 26, segundo comunicado do supremo tribunal, em Madrid, na manhã desta segunda-feira, 6.

Crise secessionista no reino de Espanha: Puigdemont candidata-se a eurodeputado — Supremo autorizou anulando decisão da CNEE

O Supremo Tribunal de Justiça anulou assim a decisão da comissão eleitoral espanhola que, deferindo na semana passada o pedido dos anti-independentistas Partido Popular e Cidadãos/Ciudadanos, proibira a candidatura de Puigdemont e dois outros membros do seu governo, como ele exilados após a falhada tentativa de independência em 2017.

A CNEE decidira com base em que Carles Puigdemont, Clara Ponsati e Toni Comin, inscritos na lista independentista Lliures per Europa (Livres para a Europa), não podiam ser considerados como residentes em Espanha.

Carles Puigdemont qualificou a decisão de "um escândalo" e "um golpe antidemocrático". De imediato, os advogados dos três catalães deram entrada a um pedido urgente de recurso ao Supremo.

O tribunal de recurso, reunido de urgência no domingo, entendeu que não havendo "nenhuma inelegibilidade" os três ex-dirigentes da Generalitat Català tinham o direito de concorrer.

O entendimento do Supremo foi reforçado com a validação dada pelo tribunal administrativo chamado a dirimir a questão.

A decisão inapelável, conhecida no primeiro dia da semana, teve imediata repercussão internacional, designadamente através do Le Monde, BBC, Deutsche Welle. Vários outros media reproduziram o post do advogado dos catalães.

A imprensa espanhola até ao início da tarde mantinha o silêncio sobre o assunto.

Fontes referidas

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project