Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Croácia: Presidente exemplar dum país que agora descobrimos 17 Julho 2018

Podia ter sido croata, este domingo à tarde, o título de campeão do mundo do desporto mais multiplanetário de todos os tempos. Vasta maioria dos sete ’biliões’ todavia ignora mesmo em que ponto do mapa fica a Croácia.

Croácia: Presidente exemplar dum país que agora descobrimos

O Mundial 2018, como todos os grandes eventos planetários, trouxe-nos surpresas — o que é de esperar, passe o oxímoro —, entre elas o desempenho da Croácia. Muitos recordes que esta nação da ex-Jugoslávia bateu, dos quais até consta a exemplaridade da sua presidente.

Uma ronda pelos arquivos mostra apenas uma referência entre nós a este país. Como este semanário noticiou em julho de 2009: "Nesta sexta-feira, 3, Lura levou a música tradicional de Cabo Verde (a)o festival de Dubrovnik (Croácia) e no domingo, 5, ela segue para Zabrze". A capital? A capital é Zagreb, greb, e não essa impenetrável brze — alguém consegue pronunciar?! E Dubrovnik é só a maior cidade do Adriático, um ponto turístico nada despiciendo.

E agora a presidente, a quarta e a mais jovem (46 anos) eleita, Kolinda Grabar-Kitarovitch. Do seu bolso saiu o dinheiro da viagem (em classe económica) e ingresso ao Mundial em Sotchi desta final. Para fazer claque pelos Vatreni, a seleção croata.

A presidente expressou que teria gostado de assistir à Croácia a bater a Inglaterra. Mas não: o dever reteve-a na cimeira da NATO, em Bruxelas. Longe do estádio moscovita de Luzhniki, onde, na quarta-feira, os dois golos do ’Vatra’ Perisic e do ’Vatra’ Mandzukic deram aos croatas a gloriosa passagem para a quase glória do Mundial.

Breve esta ecmnésia, enquanto evocação desregulada de ocorrências, com esquecimento seletivo de factos. Ah! e há o nome simbólico Vatreni, do plural de ’vatra’, fogo. Homólogo de ’Tubarões Azuis’.

Sem ecmnésia: Presidente (quase) exemplar dum país que descobriremos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert

Newsletter

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project