ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cuba: Mais de cem vítimas, 32 mortais em explosão num hotel de luxo em Havana 08 Maio 2022

A explosão "maciça" no Hotel Saratoga, um cinco-estelas do centro de Havana, causou pelo menos trinta e duas mortes e deixou mais de oitenta feridos, segundo a informação oficial. Dois dias depois, a causa do incidente de sexta-feira à tarde permanece desconhecida e as autoridades admitem poder haver ainda mais vítimas sob os escombros, segundo informam este domingo 8.

Cuba: Mais de cem  vítimas, 32 mortais em explosão num hotel de luxo em Havana

Segundo a imprensa da referência, testemunhas oculares relataram que a explosão do icónico hotel em pleno Paseo del Prado, no centro da capital cubana, foi de "dimensões extraordinárias". "Pensei que fosse um terramoto", disse uma das testemunhas.

Os três primeiros pisos desapareceram e a área em volta do hotel está repleta de "montões de escombros", incluindo carcaças de autocarros, táxis e outros veículos.

A busca de sobreviventes prossegue este domingo, segundo as autoridades que admitem poder haver ainda mais vítimas sob os escombros, resultantes da explosão cuja causa pode ser uma fuga de gás, que alegadamente teria ocorrido durante o reabastecimento.

"Todas as agências estão a participar, temos os mapas do hotel, e a tecnologia de que dispõe o país está focada na busca". "Estamos a dirigir os esforços para a parte interior do hotel onde supomos que estão as pessoas falecidas", explicou o responsável pelas operações, Luis Torres.

"As equipas de resgate ainda não puderam chegar a todas as áreas dentro do hotel", têm de avançar lentamente, "porque a busca é tanto por falecidos como por sobreviventes", rematou Torres, citado pela agência oficial Granma.


Vítimas: 4 crianças mortas e 15 feridas, 1 grávida

O presidente Miguel Díaz-Canel visitou o lugar da tragédia e o hospital onde estão as vítimas.

Falta confirmar se as crianças vítimas estavam entre os alunos de uma escola próxima ao local da explosão que teve de ser evacuada.

Turistas? O ministro cubano do Turismo tinha informado na sexta-feira que nenhum turista estava entre as vítimas, já que o hotel estava em obras e iria reabrir daí a quatro dias.

No entanto, no sábado o presidente do Conselho de Ministros de Espanha comunicou que um turista espanhol morreu na explosão.

As autoridades cubanas viriam a confirmar essa informação de Pedro Sánchez. Avançaram ainda que entre os hospitalizados está uma turista cubano-americana.


Solidariedade da Venezuela

Em nome do povo e governo, a Assembleia Nacional dirigiu ao povo e governo de Cuba uma mensagem de condolência e solidariedade diante do "trágico acidente no hotel Saratoga, na histórica cidade de Havana".

Através do comunicado do Poder Legislativo, datado de Caracas no mesmo dia 6, a República Bolivariana de Venezuela expressa "sentidas condolências às famílias das vítimas", a quem "oferecemos a nossa solidariedade neste momento de dor".

O comunicado assinado pelo presidente do Poder Legislativo, Jorge Rodríguez Gómez, faz votos de que "neste momento de dor" os cubanos irão, "com a sua essência heróica ultrapassar as adversidades, sob a orientação do governo revolucionário" e afirma que "Cuba não está sozinha", que "pode contar com a atenção incondicional dos valiosos e dignos médicos e médicas cubanos, assim como com a fraternidade e o compromisso dos nossos povos [latino-]americanos".

Fontes: El Universal/El Clarín.ar/CBSNews/BBC/... Foto 1: Impresssionante é, também, a multidão de câmaras assestadas sobre o edifício destruído. Foto 2:No domingo, prossegue a limpeza dos destroços e buscam-se sobreviventes

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project