INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cuba: Raio causa grande incêndio em depósitos de combustível — Dezenas de vítimas 08 Agosto 2022

As condições atmosféricas raras causaram a queda dum raio sobre a instalação industrial Base de Supertanqueros de Matanzas que trata o petróleo cubano nessa região ocidental cubana, na sexta-feira. Populações das proximidades têm vindo a ser retiradas — contam-se dezenas de pessoas feridas e 17 permanecem desaparecidas — enquanto as forças nacionais a batalhar para a extinção do fogo recebem ajuda da Venezuela e México. Lamenta-se a morte de um bombeiro de sessenta anos.

Cuba: Raio causa grande incêndio  em depósitos de combustível — Dezenas de vítimas

O governador de Matanzas na noite de domingo fez o ponto da situação. Garantiu que os bombeiros estão a esvaziar os depósitos de combustível "para evitar prejuízos adicionais", bem como estão a bombear grandes quantidades de água do mar para "facilitar a aplicação dos produtos químicos para sufocar a deflagração".

A imprensa cubana da referência dá conta que as equipas médicas estão preparadas e em especial as unidades de queimados. (Os especialistas que em Cuba se designam caumatólogos (do grego: especialista em queimaduras).

Outro incêndio. Também na capital cubana, Havana, a Unión Cuba Petróleo (Cupet) informou hoje que um dos seus camiões-cisternas se incendiou, sem relação com o incêndio em Matanzas.

Solidariedade da diáspora

A imprensa refere a solidariedade dos cubanos no estrangeiro — desde a França e Espanha aos Estados Unidos, em geral através de associações — que têm enviado mensagens de apoio.

Fontes: El Clarín/Gramma/ Prensa Latina/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project