REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Culpado": Veredicto histórico no caso George Floyd 22 Abril 2021

O polícia Derek Chauvin foi declarado culpado pelo tribunal de Minneapolis ontem (3ªfª, 20) e há celebrações nas ruas e alívio das autoridades. A família de George Floyd afirma-se "aliviada" e promete continuar a luta por "mais justiça racial" enquanto ativistas dizem-se preocupados com a falsa impressão de "justiça". O presidente Biden declara que este "assassinato à luz do dia" fez o mundo acordar para "o racismo sistemático dos EUA".

O tribunal de júri, onde se destaca um inédito jurado de 17 anos, após uma deliberação que levou "mais de dez horas" decidiu por três acusações — homicídio em 2ºgrau, homicídio simples em 3º grau e homicídio culposo em 2ºgrau — que condenam o polícia Chauvin (foto à dta, ao alto) a várias décadas na prisão.

Em 25 de maio do ano passado, Derek Chauvin manteve o joelho, por nove minutos e 29 segundos, a pressionar o pescoço de Floyd que não oferecera resistência à abordagem dos quatro polícias (fotos à esqª, ao alto).

A defesa do polícia Chauvin procurou durante o julgamento fazer vingar a tese da morte causada por drogas. Mas o depoimento do médico pneumologista Martin Tobin (foto ao centro), no dia 09 corrente, foi de que ’George Floyd morreu por falta de oxigénio’ e que "mesmo a pessoa mais saudável, nessa situação, morreria inevitavelmente".

Adolescente filmou em vídeo os últimos 9’29’’ da vida de Floyd

Darnella Frazier tinha apenas 17 anos quando filmou o homicídio de George Floyd, visto por milhares de pessoas à volta do mundo.

A jovem, agora com 18 anos, captou os nove minutos e 29 segundos — tempo que o tribunal apurou — durante o qual o agente Derek Chauvin pressionou o joelho no pescoço do homem subjugado no pavimento até lhe tirar a vida.

Darnella testemunhou em tribunal na terça-feira, 20: "Passo noites acordada a pedir desculpa ao George Floyd por não me ter envolvido fisicamente para lhe salvar a vida", começou por dizer. "Mas no fundo não é sobre o que eu deveria ter feito, é sobre o que ele [Derek Chauvin] deveria ter feito", explicou.

Num discurso emotivo, a adolescente explicou ainda o porquê de ter filmado: "Eu vi um homem assustado, a implorar pela vida. Não estava certo, ele estava a sofrer. Era como se ele soubesse que a vida dele tinha chegado ao fim".

Biden: "O racismo sistémico é uma mancha na alma de toda a nação"

O presidente Joe Biden apelou à nação para usar o veredicto — neste caso de violência policial contra negros que ganhou repercussão mundial depois que vídeos da cena circularam e levaram a manifestações em centenas de cidades dos Estados Unidos e a nível mundial —, que faz justiça a George Floyd, como uma motivação para promover uma mudança duradoura.

"Que esse seja o seu legado!", expressou Biden à filha de George Floyd com quem conversou nesta terça-feira. O presidente retoma nesta expressão o que disse Gianna Floyd, de seis anos: "O Papá mudou o mundo"

O presidente relatou também o encontro com Gianna no funeral de Floyd, no ano passado: «Ajoelhei-me e segurei a mão dela e disse: ’O teu pai está a olhar para ti com tanto orgulho!’».

"Nós ainda temos trabalho a fazer, ainda precisamos reformar o sistema, declarou também a vice-presidente Kamala Harris ao conhecer o veredicto.

"Não é apenas um problema dos negros ou das pessoas de cor. É um problema para todos os norte-americanos, isso que nos impede de cumprir a promessa de liberdade e justiça para todos, e que está a impedir a nossa nação de realizar todo o nosso potencial", afirmou a vice-presidente.

Fontes: Washington Post/Le Monde/BBC/NY Times/. Relacionado: ’George Floyd morreu por falta de oxigénio’ — Perito médico derruba tese de Fentanil, 10.abr.021; EUA: Trump ameaça mandar tropa para controlar os protestos — É oficial a causa de morte: "Homicídio por asfixia", 02.jun.020; EUA em guerra nas ruas: Trump adia para outono cimeira G7...— Adolescente morre atingido por bala disparada de carro nos protestos contra polícia que matou Floyd", 01.jun.020. Fotos (à esqª, ao alto): Captações do vídeo da adolescente que filmou os últimos 9’29’’ da vida de Floyd.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project