NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cultura: Praça Nova abre portas à URDI 21 no seu formato original 06 Novembro 2021

Sob o lema “Imaginar Futuros”, uma coincidência perfeita aos tempos em que vive o mundo, a URDI 21 – Feira do Artesanato, da Arte e do Design de Cabo Verde, volta ao seu palco, em pleno coração do Mindelo, Praça Nova. Mais de 160 artesãos, designers e distribuidores, dos 22 municípios de Cabo Verde, encontrar-se-ão em Mindelo à roda da “Contemporaneidade na Tradição”.

Cultura: Praça Nova abre portas à URDI 21 no seu formato original

Na apresentação da URDI 21 – pelo diretor do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), Irlando Ferreira -, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente disse que “este é um momento de celebração para os criativos nacionais e todos os amantes da arte e do design”, nesta sequência de grandes eventos nacionais que agora começam a ocupar os seus lugares na agenda do país.

“Mais do que nunca é necessário refletirmos sobre a nossa cultura enquanto país, setor criativo e enquanto papel da criatividade de outros futuros, sejam eles quais forem”, reforçou Irlando Ferreira, através doo Site do Governo de Cabo Verde.
Ainda de acordo com a mesma fonte, URDI 21 terá a abertura oficial a 24 de novembro, mas esta data refletirá apenas o culminar de todo um intensivo trabalho criativo, de residência artística, de imaginação e mão na massa que vem acontecendo ao longo do ano.

O programa começou com o concurso “Design e Claridade”, onde foram submetidas 30 candidaturas de artistas/ criadores do setor das artes plásticas, arquitetura, artesanato e design, do qual foram selecionadas 11 peças.

Nesta linha de programação, o espaço do CNAD tem sido desde o dia 18 de outubro, a base de projeção e criação conjunta de grandes nomes nacionais e internacionais, especialistas em áreas diferentes. Até 25 de novembro, os artistas estão abertos a receber visitas e trocas de sinergias, cientes de que a imaginação, também, faz-se em conjunto.

“E, sendo impossível conectarmo-nos ao futuro sem incluir a nova geração, a Urdi Junior regressa à agenda da feira com alunos de escolas primárias e secundárias de São Vicente”, adianta Ferreira.

O resultado desta agenda intensa, a decorrer agora pela ilha, será partilhada com o público no grande e já conhecido “Salão Created in Cabo Verde”, a partir do dia 24 de novembro, no âmbito da abertura oficial da Urdi, no Centro Cultural do Mindelo.
“Grandes Conversas”, com convidados nacionais e internacionais, “A Volta na URDI”, “Prémio Joy Soares”, “Concertos URDI”, “Food Design”, Galerias e a Grande Feira da Urdi serão a garantia do sucesso deste brilhante trabalho desenvolvido pelo responsável do CNAD, Irlando Ferreira, toda a sua equipa e os participantes.

Refira-se que Urdi 21 acontece este ano de 24 a 28 de novembro, com o objetivo de juntar pensamentos à volta da arte, cultura, firme na contemporaneidade na tradição, com foco no futuro que almejamos e merecemos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project