ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo promove atelier de Validação da Estratégia Nacional de Prevenção, Controlo e Luta da Peste dos Pequenos Ruminantes 07 Junho 2018

O Ministério da Agricultura e Ambiente, através da Direção Geral da Agricultura, silvicultura e Pecuária realizou hoje, 7 de junho, na Praia, o Atelier de Validação da Estratégia Nacional de Prevenção, Controlo e Luta da Peste dos Pequenos Ruminantes (PPR).

Governo promove atelier de Validação da Estratégia Nacional de Prevenção, Controlo e Luta da Peste dos Pequenos Ruminantes

O evento enquadra-se dentro dos objetivos da DGASP/Direção dos Serviços da Pecuária (DSP), que visa reforçar os Serviços Veterinários nacionais através de disponibilização de recursos técnicos, financeiros e humanos, para a melhoria das estruturas de governança veterinária, de intervenção e da coordenação a nível nacional, da coordenação intersectorial, da vigilância zoo sanitária, do controlo e luta contra as doenças animais e zoonoses. Tudo com vista ao bem-estar animal, a melhoria da capacidade de intervenção em epidemias e urgências zoo sanitárias e a prevenção em matéria de segurança sanitária de alimentos e saúde ambiental.

Na cerimónia de abertura do evento o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva ressaltou que a estratégia que Cabo Verde definir deve estar em consonância com a estratégia Pan-africana para a prevenção, o controlo e a erradicação da Peste dos Pequenos Ruminantes.

Gilberto Silva adiantou ainda que se estima que em África gasta-se anualmente cerca de 147 milhões de dólares no controle esta doença viral, que é altamente infetocontagiosa, e com um forte impacto na economia das famílias. Tendo em consideração que a ameaça é permanente, é preciso haver uma estratégia que é implementada de forma dinâmica e permanente.

Para o Ministro, no caso de Cabo Verde seria excessivo falar da erradicação da peste dos pequenos ruminantes, mas o país deve fazer os seus esforços para uma melhor prevenção e controlo dessas doenças para no futuro não vir a ter a necessidade de erradicar a peste no país.

A Peste dos Pequenos Ruminantes (PPR) ou a praga dos pequenos ruminantes é uma doença altamente infecciosa e devastadora que afeta, sobretudo os caprinos e ovinos.

Em casos de infeção de um rebanho plenamente suscetível, podem registar-se elevadas taxas de morbidade e mortalidade. A doença exerce um impacto significativo nos meios de sobrevivência, sobretudo dos pequenos agricultores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project