A informação foi avançada através de videoconferência desde São Vicente, na abertura do Women Talk: “O papel das mulheres na inovação e tecnologia”, organizada pela Coordenação das Nações Unidas no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher e o Dia da Mulher cabo-verdiana.
O objectivo dessa iniciativa é debater o papel das mulheres e meninas na tecnologia, soluções e experiências tecnológicas e trazer alguns modelos que sirvam de inspiração.
De acordo com a responsável, a área da inovação e tecnologia, pela sua particularidade, pode ser usada em prol da intervenção feminina e evitar alguns tipos de violência contra as meninas.
“Achamos que é necessário novas abordagens e demonstrar muito se pode fazer nesta área com grandes potencialidades”, notou.
De acordo com a ONU-Mulheres, trazer mulheres e outros grupos marginalizados para a tecnologia resulta em soluções mais criativas e com maior potencial para inovações que atendam às necessidades das mulheres e promovam a igualdade de género.
O relatório UN Women’s Gender Snapshot 2022, aponta que a exclusão das mulheres do mundo digital eliminou um trilhão de dólares do Produto Interno Bruto de países de baixa e média renda na última década.
Para reverter essa tendência, aponta a mesma fonte, é preciso enfrentar o problema da violência ‘online’, uma vez que, um estudo realizado em 51 países revelou que 38% das mulheres já a experimentaram.
Para a ONU – Mulheres, o desenvolvimento da educação digital e inclusiva e da tecnologia transformadora é um requisito fundamental para um futuro sustentável. –
A sessão de abertura do Women Talk, que aconteceu no Campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na cidade da Praia, foi presidida pela coordenadora residente interina do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Touza.
A Semana com Inforpress