INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Degelo nos Himalaias impacta vida de milhões já e evidencia como alterações climáticas mudarão a Terra 24 Junho 2019

O degelo da mais alta cadeia montanhosa duplicou desde o ano 2000. Esta a alarmante conclusão do mais recente estudo do Imperial College de Londres — com base nas imagens colhidas por satélites espiões nos últimos 40 anos — publicado este mês na ’Science Advances’, que corrobora as afirmações sobre o impacto das mudanças climáticas.

Degelo nos Himalaias impacta vida de milhões já e evidencia como alterações climáticas  mudarão a Terra

A mudança no ambiente dos Himalaia tem impacto imediato na vida da população local, que atinge as centenas de milhões de pessoas a montante e a jusante. É que dez grandes rios têm origem nos glaciares dos Himalaias e dão sustento a uma vasta região que inclui o Paquistão, Nepal, Tibete, Índia, Bangladesh...

Os especialistas em geofísica e ambiente apontam que a mudança de disponibilidade de água leva a uma acelerada degradação da vida das comunidades locais, que de súbito deixam de poder manter as práticas agrícolas tradicionais.

Um desses especialistas refere mesmo que os objetivos atuais no combate ao aquecimento global podem não ser suficientes.

"Mesmo se tentarmos limitar o aquecimento global a um grau e meio até o final deste século, um terço dos glaciares dos Himalaias irá desaparecer. Mas se a temperatura subir até dois graus, vários relatórios e estudos mostram claramente que quase metade dos glaciares derreterá. Uma vez que não conseguem reter a água, os lagos transbordam e isso terá consequências graves, como inundações nas áreas a jusante", explica o cientista.

A Euronews refere na edição digital dese sábado que o "derretimento dos glaciares também está a deixar a descoberto corpos de dezenas de alpinistas que estavam enterrados sob o gelo, em alguns casos há décadas. Desde que há registos, cerca de 300 pessoas morreram ao tentar escalar a montanha mais alta do mundo".

Fontes: Referidas. Foto da Huffpost.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project