MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dente na narina ocultado por sintomas de nariz entupido 12 Mar�o 2019

Mais um mistério que desafia a investigação médica. Tudo começa com a perda do olfacto, do paladar. Os sintomas eram os da típica constipação, com nariz entupido, catarro.... Durante dois anos o paciente, um dinamarquês de 57 anos, esteve nas mãos de generalistas e especialistas que lhe prescreveram medicamentos para a constipação-resfriado, para a infeção respiratória, para a rinossinusite crónica, enfim um tumor. Em vão.

Dente na narina ocultado por sintomas de nariz entupido

Ao fim de dois anos de tentativas vãs, exames médicos mais aprofundados – com scanner de tomodensitometria sinusoidal — permitiram detetar o estranho fenómeno de uma massa óssea de aparentes 2,16 milímetros (do tamanho da unha dum recém-nascido) a crescer na plataforma esquerda da cavidade nasal, ou seja na narina.

Os médicos diagnosticaram-na como um tumor. Tentaram então combatê-lo (ao dito tumor) com esteróides, através de tratamento tópico (de aplicação local). Ao fim de um mês, os esteróides nasais mostraram-se inócuos contra o ‘tumor’. Tiveram de dar nova classificação à massa intranasal: ‘dente nasal’.

A cirurgia era, pois, a solução para a extração desse raro ‘dente nasal’. Uma operação sob anestesia geral retirou o dente de 13 milímetros por 6 mm — do tamanho do dedo dum recém-nascido, maior que a unha dum adulto.

Mais um mistério que desafia a investigação médica. Entretanto o cidadão de 59 anos pode enfim usufruir de todos os seus sentidos, com nova consciência do valor do olfacto e do paladar.

Fontes: Tribune Nouvelle/ Sites de odontologia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project